no

GTPON: Transporte de peixes ornamentais será mais simples e ágil

Trânsito de organismos aquáticos ornamentais será desburocratizado • GTPON: Transporte de peixes ornamentais será mais simples e ágil

Trânsito de organismos aquáticos ornamentais será desburocratizado

Os problemas no trânsito de organismos aquáticos com fins de ornamentação e de aquariofilia acabaram. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e a Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (Abla) chegaram a um acordo, e a Guia de Trânsito de Peixes com Fins de Ornamentação e de Aquariofilia (Gtpon) será emitida online, o que significa mais agilidade na sua obtenção.

Ganha o setor produtivo, e é um passo importante para a segurança, a sustentabilidade ambiental e socioeconômica da atividade”, afirmou o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca (Sepop/MPA), Fábio Hazin. Por muitos anos o trânsito dos organismos dependeu da Gtpon, emitida pelas superintendências do Ibama e em papel. O procedimento dificultava o incremento do comércio, pois cada estado emitia a Gtpon com prazos diferenciados, além de que era necessário o deslocamento até a unidade do instituto ambiental.

Para resolver essas dificuldades, o governo federal, em parceria com a cadeia produtiva, desenhou os novos procedimentos que serão implementados em 90 dias. “O mais importante é a definição de que o documento de origem e destino poderá ser obtido online, o que significa mais agilidade na sua obtenção”, acrescenta Fábio Hazin.

O presidente da Abla, Ricardo Dias, comemorou os avanços com a adoção dessa medida, que será publicada em Instrução Normativa Interministerial, entre o MPA e o MMA. “Consideramos o atendimento a esse pleito vital para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva. Certamente tal medida trará para a formalidade grande parte dos integrantes que não conseguiam realizar o trânsito de forma legalizada. Graças à informatização do sistema de trânsito os comerciantes terão condições igualitárias de competitividade”, concluiu Ricardo Dias.

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Escrito por AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
iluminação do aquário Thunder Valley Mountain • Entrevista Fernando Francischelli: Thunder Valley Mountain em detalhes.

Entrevista Fernando Francischelli: Thunder Valley Mountain em detalhes.

Cientistas estudam o efeito calmante de observar peixes • Cientistas estudam o efeito calmante de observar peixes em aquário

Cientistas estudam o efeito calmante de observar peixes em aquário