Notícias
Home Espécies MPA simplifica transporte de peixes ornamentais

MPA simplifica transporte de peixes ornamentais

MPA simplifica transporte de peixes ornamentais
Vote neste artigo

MPA simplifica transporte de peixes ornamentaisImagem reprodução/MPA

Amanhã (11/09), quinta-feira, o ministro Eduardo Lopes, da Pesca e Aquicultura, irá assinar uma Instrução Normativa para simplificar e agilizar a emissão de guias para o transporte de peixes ornamentais entre as 27 unidades da federação. A assinatura ocorrerá durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação, em Brasília.

A medida visa beneficiar os produtores de peixes ornamentais e lojistas dedicados a esse comércio. A estimativa é deque existam no país aproximadamente 15 mil estabelecimentos que comercializam produtos do setor.  Hoje, as Guias de Trânsito de Peixes com Fins Ornamentais e de Aquariofilia(GTPON) são emitidas pelas Superintendências do IBAMA nos Estados em papel. Esse trâmite leva até 30 diaspara ser concluído.

O novo procedimento permitirá que os interessados passem a utilizar uma nota fiscal eletrônica, obtida nas secretarias da fazenda dos estados para o trânsito de ornamentais no País.Aguia impressa será o documento comprobatório de origem, trânsito e destino de espécimes de organismos aquáticos vivos com fins de ornamentação e aquariofilia em todo o território nacional.Na guia o interessado irá indicar se é pescador profissional, aquicultor ou empresa voltada para a comercialização no setor. Para isso,será necessário informar o número da inscrição no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) do MPA.

A nova IN faz parte de um conjunto de medidas do MPA para fortalecer o segmento de peixes ornamentais do País. Recentemente, o MPA liberou a  formação de estoques genéticos de 2 mil espécies de peixes com potencial ornamental para a criatórios e regulamentou a inscrição de empresas de comercialização do setor no RGP.

Programação:

Evento: Assinatura da Instrução Normativa “Mecanismos de Trânsito de Organismos Aquáticos com Fins Ornamentais e de Aquariofilia”

Data e horário: 11 de setembro de 2014, quinta-feira, às 10h

Local: INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – Eixo Monumental, Via S1 – Sudoeste, Brasília/DF Auditório Sampaio Ferraz – próximo ao escritório da FAO.

Notícia enviada por Leopoldo Barreto. Faça como ele e Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: MPA

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Leopoldo Barreto

Leopoldo Barreto é aquarista desde 1994, formado em Engenharia de Pesca e Mestre em Aquicultura, com o foco em peixes ornamentais marinhos. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal), com especialidade em Educação Ambiental e para a sustentabilidade, versando sobre o tema Aquarismo como ferramenta de Educação Ambiental na promoção da competência para a ação.

Veja também

Peixes blênio criam “patas” e se reproduzem fora d’água.

Peixes blênio criam “patas” e se reproduzem fora d’água.5 (100%) 2 votos A espécie de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *