Principais características da atividade em água doce e identificação dos aquariofilistas

Danilo Araujo Pereira – A pesquisa (link) faz parte do meu trabalho de conclusão de curso (TCC) em Aquicultura e posteriormente utilizado para outros projetos. Os questionários serão empregados provavelmente até o dia 20 de novembro, por tanto, agradeceria muito qualquer forma de ajuda na divulgação desta pesquisa.

A criação de peixes e outros organismos aquáticos de fins ornamentais tem se destacado no atual cenário nacional, onde a imprensa e outros meios de comunicação já relatam os famosos “peixinhos de aquários” como os animais de estimação preferidos entre os Brasileiros, estando à frente dos gatos e somente atrás dos cães. Tal atividade se destaca ainda como uma das vertentes mais promissoras da Aquicultura, cuja difusão ocorre principalmente através do uso de aquários, criação, reprodução e até mesmo a comercialização de espécies aquáticas, empregando a atividade o termo de “Aquariofilia” ou “Aquarismo”.

Enquete - Principais características do aquarismo

Conhecida tradicionalmente pelo seu uso como hobby para fins ilustrativos, decorativos e de entretenimento, a atividade pode ainda ser empregada como ferramenta didática de ensino e corroborar diretamente com esforços de preservação de recursos naturais, ecossistemas aquáticos, espécies nativas e até mesmo auxiliar em esforços na proteção de espécies ameaçadas além de apresentar um enorme potencial econômico.

Estudantes do Paraná ensinam aquarismo nas escolas

Apesar de suas diversas potencialidades e qualidades, pouco se sabe sobre as características da aquariofilia no Brasil e o perfil de seus praticantes. Desta forma, contextualizar e desmistificar o atual cenário da Aquariofilia/Aquarismo é de suma importância para o desenvolvimento pleno da atividade.

Essa pesquisa de cunho científico tem como objetivo buscar conhecer as principais características da Aquariofilia de águas continentais (Aquarismo de água doce) e da criação de espécies aquáticas ornamentais no Brasil, procurando ao mesmo tempo identificar o perfil e as opiniões de seus praticantes: Os Aquariofilistas.

Como essa pesquisa será realizada?
Através de questionários que podem ser respondidos via internet.

Quem poderá responder este questionário?
O questionário é destinado para Aquariofilistas (Aquaristas) que possuam aquários, lagos, etc. em casa e que criam peixes ou outros organismos ornamentais aquáticos de água doce.

Eu preciso me identificar?
O questionário é anônimo. Ao fim dele você poderá se identificar, caso queira.

Como posso responder ao questionário?
Você poderá responder o questionário tanto no computador como no celular clicando no link.

Agradecemos sua participação!

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]

Deixe um comentário