Notícias
Home Aquapaisagismo Aquapaisagismo – Fotografe para vencer

Aquapaisagismo – Fotografe para vencer

Aquapaisagismo – Fotografe para vencer
5 (100%) 1 voto

Aquapaisagismo – Fotografe para vencerNão é de se espantar que os aquapaisagistas sintam imensa vontade de mostrar ao mundo as belíssimas cores e formas das maravilhosas plantas e peixes que vivem em completa harmonia no seio dos seus lares. Quem já viu um aquário desses ao vivo sabe do que estou falando! É uma experiência única. Mas tão grande quanto o desejo de compartilhar esta rica experiência visual, costumam ser as dificuldades para fotografá-los adequadamente. Pois é meus amigos, foi assim comigo também! 🙂

Meu primeiro aquário plantado fazia muito sucesso entre meus amigos e familiares, mas só depois de algum tempo acabei descobrindo que todos eles tinham uma coisa muito peculiar em comum. Frequentavam a minha casa e podiam observá-lo ao vivo e à cores.

Empolgado com o fato do aquário agradar a muitas pessoas, achei que seria uma boa ideia participar de um concurso de aquapaisagismo. E foi o que fiz. Munido apenas de uma recém lançada webcam, me aventurei a fazer algumas fotografias na esperança de compartilhar aquela belíssima visão com o mundo. Sem nenhuma experiência em concursos, fiz o melhor que eu pude, mas não foi o suficiente.

Eu não consegui “transportar” aquela maravilhosa sensação visual aos juízes do concurso. Eles definitivamente não tinham o mesmo privilégio dos meus convidados, pois a foto que receberam não demonstrava a eles o quão belas eram aquelas plantas, peixes e a convidativa atmosfera aquática que eu podia ver aos pés da minha cama.

Foto: André Longarço

No exercício de sua função e munidos de uma única fotografia mal elaborada, tudo que puderam fazer foi apontar os erros básicos  que cometi. Um aquário bem simpático, e que poderia ter sido considerado como um belo trabalho, terminou por receber apenas um “tente novamente no ano que vem, mas limpe as algas do vidro quando for mandar uma foto para um concurso“.

Mas o que houve? Por que eu não consegui impressioná-los? Afinal de contas, fotografia é fotografia não é mesmo?

Ledo engano! Vamos ver o que aconteceu. Espero que gostem!

Fotografia de aquários para concursos de aquapaisagismo

Fotografar o seu aquário plantado é o primeiro passo para participar de um concurso de aquapaisagismo. Embora o trabalho de fotografar o seu aquário plantado não tenha nada de especial ou complexo, sem conhecer os fundamentos básicos de fotografia de aquários você pode pecar em detalhes bobos e não conseguir um bom resultado.

Três conceitos fundamentais para fotografias de aquapaisagens

Embora os concursos de aquapaisagismo não sejam concursos de técnicas de fotografia, os juízes só conseguem fazer uma boa avaliação do seu trabalho se a imagem que estiverem analisando apresentá-lo com clareza suficiente para isso. Pensando nisto então é sempre importante seguir os seguintes conceitos fundamentais:

1. Fotografe o aquário sempre de frente e por inteiro

Certifique-se de apontar a máquina fotográfica para o centro do aquário.

Aquapaisagismo - Fotografe para vencer

A exatos 90 graus do vidro a foto ficará assim:Aquapaisagismo - Fotografe para vencer

  Se você não tomar o devido cuidado, e posicionar a máquina com ângulos maiores ou menores do que 90 graus a imagem ficará distorcida. Veja:Aquapaisagismo - Fotografe para vencerouAquapaisagismo - Fotografe para vencer

 

2. Não utilize o flash que vem embutido na sua máquina

flash aquário plantado aquapaisagismoA luz do flash embutido causa reflexos no vidro frontal do aquário.

 3. Ajuste a exposição e o foco da maneira apropriada

1 Aquapaisagismo - Fotografe para vencerMuita exposição: Se a imagem se parecer com isso, aplicar a compensação de exposição negativa. Foto: Aquascapingworld

2 Aquapaisagismo - Fotografe para vencerFoto escura, não é muito apropriada, a menos que saiba muito bem o que está fazendo.

3 Aquapaisagismo - Fotografe para vencerFoto final, ideal para o envio. Tirada de uma Nikon D80 DLSR

A imagem do aquário deve estar boa o suficiente para uma boa avaliação dos juízes.  Com estas dicas básicas você já terá boas chances de competir de igual para igual com os mais experientes, mas isto ainda não é todo o suficiente para se ter sucesso. Para ajudá-los eu preparei um checklist a ser aplicado em seu trabalho antes de enviá-lo para qualquer concurso. Então lá vai!

Lista de verificação ou você pode chamar de “pulo do gato”. 🙂

1. Limpeza e profilaxia

Para a fotografia final há coisas importantes a fazer com relação à limpeza e profilaxia do seu aquário.

1.1   Garantir que água esteja cristalina

A cristalinidade da água será de suma importância para a sua fotografia. Atinge-se uma boa cristalinidade ao longo do tempo, com uma boa filtragem biológica mas, em último caso, se você não tiver conseguido um bom nível de transparência até alguns dias antes da foto final, você pode recorrer a um floculador. Os floculadores são produtos apropriados para aquários que fazem a aglutinação e decantação de tudo que está em suspensão na água.

1.2   Isentar os vidros de qualquer sujeira ou animais

Você deve remover todas as sujeiras incrustadas nos vidros e, para isso, consiga um bom pano limpo. Primeiro encha o seu aquário o máximo que puder. Deixe a água “amolecer” toda a sujeira e então esfregue até ficar completamente limpo. Você também pode utilizar uma escova para ajudar na limpeza dos cantos. Certifique-se de que os vidros estão livres  de algas, caramujos, planárias ou outros seres no momento da fotografia.

1.3   Manter o hardscape e as plantas livres de alga, tanto quanto possível

O hardscape também pode acumular muita sujeira, efeito da ação das algas e sedimentação de elementos em suspensão na água. Você pode realizar um trabalho de profilaxia nas pedras e troncos, utilizando escovas e outros instrumentos. O importante aqui é remover apenas o suficiente para não alterar a cor e, consequentemente, a naturalidade de um elemento submerso.

1.4   Fazer retoques finais

Pequenas podas e retoques em elementos como o cascalho e areia vão ajudá-lo a dar um visual mais atraente para a fotografia do seu aquário. Lembre-se apenas de não realizar podas no dia em que for fotografar, pois as plantas levam certo tempo para adquirirem um aspecto de naturalidade e frescor após as podas. Então faça isso no máximo até 3 dias antes da fotografia.

2. Garantir que há foco no objeto a ser fotografado

A foto final deve levar a imaginação do juiz a “transportar-se” para o mundo que você criou e a presença de equipamentos no aquário pode acabar com toda a magia da fotografia.

Marcelo Tonon nirvana 2012Nirvana por Marcelo Tonon Chiovatto – 2012

Certifique-se de remover:

2.1   Filtros, mangueiras, tubulações, bombas de circulação e lily-pipes;

2.2   Termostatos, aquecedores e termômetros de quaisquer tipos;

2.3   Difusores, reatores e injetores de CO2;

2.4   Drop-checkers e outros medidores.

3. Cuidados ao fotografar

Mesmo com máquinas compactas você será capaz de tirar boas fotografias se considerar os seguintes aspectos abaixo.

Aquapaisagismo - Fotografe para vencerFoto Carlos Eduardo

3.1   Utilizar roupas escuras para evitar o “efeito fantasma”

O fotógrafo deve utilizar roupas escuras no dia da fotografia para evitar que o vidro frontal reflita sua silhueta. Esta é uma falha muito comum, e às vezes imperceptível, mas que pode comprometer uma boa foto que você levou horas para conseguir. O ideal é utilizar calça e camisa pretos.

3.2   Utilizar tripé ou um apoio fixo para a máquina fotográfica. Um tripé traz o benefício de evitar que sua foto saia tremida, mas não é só isso. O tripé permitirá ao fotógrafo realizar diversas fotografias do aquário sob o mesmo ângulo de visão, acompanhar a evolução do aquário, e registrar o “antes e depois“. Fotografe bastante até obter o melhor conjunto de aquapaisagem + iluminação + posição dos peixes.

Fotografia aquapaisagismoCarlos Eduardo utilizando o tripé em um dos seus aquários.

3.3   Regular a sensibilidade adequada à quantidade de luz disponível

Normalmente a iluminação de aquários não é tão forte. Utilizando o ISO 400 você será capaz de tirar boas fotos com uma velocidade de disparo mais rápida. Tome cuidado com as grandes sensibilidades, pois quanto maior o ISO, mais deteriorada será a qualidade da imagem.

Diferenças do ISO aquapaisagismo A esquerda o ISO menor x o ISO maior ilustrado a direita. Foto: Marcelo Tonon

3.4   Não utilize o flash embutido da sua máquina, pois causa reflexos no vidro frontal. Mantenha-o desligado.

3.5   Utilize uma câmera digital, pois você pode verificar a qualidade da foto logo após o disparo.

Fazendo desta maneira você poderá variar bastante os parâmetros de sua máquina fotográfica e encontrar o melhor ajuste para fazer a fotografia do seu aquário.  Espero que este material os ajude a dar mais um passo na realização do seus sonhos. Estudar nunca é de mais, essa publicação faz parte de um conjunto de artigos sobre fotografia e aquário plantado, de nível básico ao avançado. Aproveito para agradecer aos amigos André Longraço, Carlos Eduardo e à Projectaquarium pelas imagens cedidas.

Um grande abraço!
Marcelo Tonon Chiovatto

Veja também: Como escolher o melhor fundo para o nosso aquário plantado.

Recomendamos a matéria na Revista Aquamagazine #12 (foto abaixo)

Fotografia A técnica e os equipamentos Aquamagazine 12

Quem quiser complementar pode escrever aqui e me ajudar a aperfeiçoar o material. Utilize o campo de comentários para qualquer dúvida sobre esse assunto. Colabore

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Marcelo Tonon Chiovatto

Aquarista desde dos 7 anos de idade e aquapaisagista desde de 2003. Foi 3º colocado no IAPLC 2013 e campeão geral do AGA no mesmo ano, mas participa dos campeonatos desde 2004, quando mandou seu primeiro aquário para o CBAP. O Tonon é um apaixonado por aquapaisagismo, um arte que reúne uma porção de coisas muito interessantes, como química, física, biologia, fotografia e pessoas. Atualmente trabalha como engenheiro de software, coordenando equipes de desenvolvimento de sistemas em um grande banco brasileiro.

Veja também

Cirurgia em Kinguio para redução do wen

Cirurgia em Kinguio para redução do wen5 (100%) 2 votos Peixe Kinguio passa por cirurgia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *