Notícias
Home Aquapaisagismo Como escolher o melhor fundo para o nosso aquário plantado

Como escolher o melhor fundo para o nosso aquário plantado

Como escolher o melhor fundo para o nosso aquário plantado
Vote neste artigo

Segue um artigo sobre a melhor escolha para o fundo de um aquário plantado, principalmente na realização de uma foto. Espero que auxiliem nessa importante etapa!

Como um fundo pode valorizar o nosso aquário plantado?

efeitos de fundo aquárioEfeitos de background no aquário, imagens de Oliver Knott. Montagem de Aquarismo Pzu

– Aqui vão algumas dicas para que você faça a escolha mais apropriada, mas lembre-se que o fundo perfeito é aquele que atenderá a proposta idealizada por você. Neste artigo vamos focar apenas em fundos monocromáticos.

 Fundo preto: O fundo preto dá ao layout mais impacto visual, deixam o hardscape mais expressivo e denso, porém a de se tomar cuidado com essa escolha, pois muitos layouts ficam pesados demais e se tornam cansativos.

Como escolher o melhor fundo para o nosso aquário plantado

Hardscapes escuros quando sobrepostos com o fundo preto podem fazer o layout perder profundidade ou deixá-los confusos demais, plantas coloridas são realçadas pelo fundo preto. Na fotografia o fundo preto pode criar um efeito no espelho d’água muito vibrante e intenso,  agitado-o com secadores ou pequenos ventiladores. Fundos pretos também valorizam o sombreamento, ajudando a dar mais volume, valorizando o contraste do layout.

ESPELHO-DAGUA-VALORIZA-COR-E-SOMBRA

Falhas nas plantas de fundo (plantas de caule) são muito comuns, mas podem ser disfarçadas com o uso do fundo preto, tome cuidado com pequenas sujeiras no espelho d’água, pois com o fundo preto elas se tornaram muito visíveis, o uso de um extrator de superfície ajuda muito antes de fazer a foto.

PEALING-SUJEIRA

Não fotografe seu plantado muito tarde, pois o processo de peeling inviabilizará a foto, pois ficaram muito evidentes (parecendo sujeira na superfície) na foto.

Fundos Azuis: O azul intenso (adesivado) foi muito usado, mas hoje vemos muito uma derivação dele que chamamos de fundo infinito azulado.

AZUL-INFINITO

Produzir o efeito de fundos infinitos azulados requer um pouco mais de conhecimento de fotografia e técnicas no uso dos flashes (necessários para o efeito infinito). Eles dão ao Layout um efeito degradê do branco ao azul que nos lembram o céu, muito usado em layout macros como montanhas, vales, etc… O fundo azul infinito dá ao layout leve uma sensação leve e natural.

AZUL-OPACO

Os Azuis intensos (adesivado) podem trazer as mesmas sensações, porém devido a sua intensidade, deixam o layout mais carregado, muitas vezes dando uma impressão artificial.

Fundos Brancos e Brancos infinito: Junto com o preto são os dois mais usados, classifico os brancos em dois tipos: Infinito e branco opaco (adesivado). A diferença é gritante, o infinito como no azul infinito é necessário uma técnica com uso de flashes para dar esse efeito.

Com branco opaco devemos tomar cuidado para que as sombras projetadas no adesivo não prejudiquem a sua foto. Ambos, branco infinito e opaco, dão um visual de frescor, leveza, liberdade e naturalidade, apropriados para equilibrar layouts pesados, que necessitam diminuir essa intensidade.

LEVEZA-EM-HARDSCAPE-PESADO

Nos layouts de harscapes menos intensos o fundo branco aumentará a sensação de leveza, hardscapes escuros ganham um contraste muito bonito com estes fundos brancos, principalmente se eles se sobrepostos. Layouts chapados (pouco sombreados) podem ficar sem volume e profundidade.

Falhas nas plantas de fundo ficam muito evidentes, tome cuidado. Podem ser usados em propostas macro e micro, porém em micro o uso é quase uma regram, plantas tipo de cortina (Valisneria Nana, Eleocharis Vivípara) ficam muito mais vistosas e expressivas em fundo branco.

Qual você prefere?
Podemos ver nas fotos abaixo como a diminuição da intensidade da luz deixa o layout cara vez mais pesado e intenso, a escolha do melhor se torna apenas uma questão subjetiva.

BRANCO-INFINITO-1 BRANCO-INFINITO-2 BRANCO-INFINITO-3 BRANCO-INFINITO-4 BRANCO-INFINITO-5

Faça sempre testes de fotografia e neles inclua testes de fundo de aquário, ajudará muito na sua escolha. Boa Sorte!

 

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Kinguio passa por tomografia computadorizada

Kinguio passa por tomografia computadorizada5 (100%) 3 votos Peixinho dourado foi o primeiro paciente da …

5 comments

  1. Parabéns, muito bacana! Estou fazendo uma nova montagem… Caiu como uma luva!

  2. Tou em maceio tou querendo montar um aqua aqui em casa eu nao sou fe ca me ajudem onde e a vossa loja. Este layout e muito bom o preto o azul mas me falem uma coisa. Eu quando tinha meu aqua usava o azul gostei muito depois tive uma ideia mas nao coloquei em pratica fazer um degradee de azul pata preto como a luz entrando na agua em cima azul caminhando para baixo preto seria bem pensado ou nem por isso

  3. Nossa, artigo ótimo! Parabéns ao autor e a quem divulgou! Só deixo a diga de fazer um artigo com fotos de justamente quando os layouts ou os fundos dão errado, ou erros na hora de fotografar, seria igualmente útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *