English version: Apistogramma kullanderi, a new showstopper 

Apistogramma sp. estão entre os Ciclídeos mais espetaculares do mundo. A nova espécie foi adicionada a este gênero no mês passado. Apistogramma kullanderi continua a tradição de excelência para este gênero de Ciclídeos anão.

Apistogramma kullanderi nova espécie - machoMacho

Apistogramma kullanderi FêmeaFêmea

Tão vibrante como as duas espécies acima, estas fotos não fazem justiça a real beleza do Apistogramma. Quando os machos deste gênero sacodem suas barbatanas, dão um verdadeiro show a ser contemplado. Por exemplo, olhe para os espinhos deste Apistogramma masculino (foto abaixo)

Apistogramma kullanderi no aquário macho
Mesmo com as barbatanas caídas, ainda é facilmente perceptível que tanto o macho como a fêmea dos Apistogrammas são belos peixes. A espécie kullanderi é também o maior dentre as espécies registradas do gênero – basta comparar o corpo e a cabeça do kullanderi masculino na parte superior para os cacatuoides acima. As espécies recém descritas são verdadeiramente titãs entre os anões.

Apistogramma kullanderi - rio CuruáLocalidade do Apistogramma kullanderi, afluente sem nome do rio Curuá. Foto: Mark Sabaj Pérez

O Apistogramma kullanderi é endêmico de bacias hidrográficas no Brasil, que é isolado por grandes cachoeiras de todos os lados.Isso pode explicar como eles evoluíram com cores tão pigmentadas e grandes para o gênero dos Ciclídeos anões.

Documento original em PDF abaixo

[box type=”success” ] Notícia traduzida e enviada por Ulisses Rosa. Faça como ele e Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: Advanced Aquarist. [/box]

Deixe um comentário