As escamas da Aruanã são belas, mas precisam de cuidados!

Um problema que muitas vezes acontece sem que notemos bem, é a “erosão” da escamas da Aruanã asiática (Scleropages formosus), apresento um pequeno texto sobre, que dificilmente é conhecido e relatado, então vamos lá.

Sempre que uma Aruanã faz uma curva, o seu corpo “dobra” e as suas escamas se esfregam entre si, quando as escamas da Aruanã estão fracas vai se “deteriorando” fazendo com que as escamas fiquem conforme as figuras (abaixo).

Problemas com a escama da Aruanã

Problemas com as escamas da Aruanã

Isso vai acontecendo a todo instante devido ao seu movimento constante, com o tempo vai ficando cada vez pior. Com a estrutura da escama fraca, não se regenera rapidamente o suficiente para recuperar a sua forma original, tendo a erosão completa, a escama fica completamente degradada não só pela forma, mas também pela falta de cor.

Problemas nas escamas da Aruanã

Onde normalmente o problema é apresentado (Via Robert Khaw)

A razão disso tudo é principalmente devido a falta de minerais adequados presentes na água, ou quando estão presentes, mas em níveis errados, pois o peixe terá dificuldade em absorver e utiliza-lo adequadamente. Uma água bem equilibrada e com condições perfeitas para o seu peixe é interessante para recuperar as escamas danificadas. Além disso, a alimentação é fator primordial para se obter o máximo do seu peixe, não vacile nesse quesito!

Muitas Aruanãs apresentam esse problema, olhando em muitas fotos pela net é possível presenciar algumas com tais problemas, sempre na 3º fileira de escamas.

Problemas nas escamas da Aruanã

Evolução do problema nas escamas da Aruanã

Mesmo apresentando estágios avançados o peixe pode não apresentar quaisquer sintomas e provavelmente continuará comendo, até com um maior apetite, para saciar algum tipo de nutriente afim de superar esta condição.

Aruanã saudável

Exemplo de Aruanã saudável

Muitos ignoram estes sinais e continuam assim sem saber que seu peixe sofre com essa deficiência, e posso dizer que o conceito tradicional “se o peixe esta comendo, é saudável” não se aplica em todos os casos !

Tradução por David Guimarães (Peixes Jumbos Brasil)
Autor original: Andy Cy Ver

Deixe um comentário