O Veterinário Dr. Tristan Rich executou com sucesso uma cirurgia incomum, a remoção de um tumor no peixinho Kinguio chamado Bubbles.

Bubbles é um peixinho Kinguio (Carassius carassius) de 9 anos de idade que estava com um grave tumor na região de sua cabeça. Após uma rápida e delicada cirurgia, Bubbles retornou bem e saudável para seu amado aquário.

peixinho Kinguio se recupera após cirurgia bem-sucedida

O dono do Bubbles teve a ideia de levar seu peixe ao Hospital “Lort Smith Animal” depois de ler sobre uma cirurgia que o Dr. Tristan Rich fez em um Kinguio no ano de 2014.

Fundada em 1936, Lord Smith é um dos maiores hospitais de animais em todo mundo, oferecendo atendimento de qualidade para dezenas de milhares de animais abandonados, maltratados e doentes a cada ano. Como é uma organização sem fins lucrativos, o projeto conta com o apoio da comunidade.

Kinguio Bubbles se recupera após cirurgia bem-sucedida

Mas como operar um peixe fora da água?

Segundo o Dr. Tristan, “A estrutura da cirurgia constou de três baldes com água. Um balde com uma super dosagem de anestésico, o segundo balde, com uma dose padrão de anestésico e o terceiro balde com água limpa, pronto para receber Bubbles após a cirurgia e funcionar como unidade de recuperação.

Peixinho se recupera após cirurgia bem-sucedida

Bubbles foi mergulhado no primeiro balde com a superdose de anestésico, logo que o medicamento fez efeito, Bubbles foi entubado e recebeu durante a cirurgia a solução do segundo balde, o qual permitia que as brânquias de Bubbles mantivessem-se sempre oxigenada.

Peixe-dourado passa por cirurgia para retirada de tumor na Austrália

Fizemos uma cirurgia muito rápida e precisa para a retirada do tumor, em seguida, fechamos a cirurgia com uma cola especial para tecidos vivos. Após a sutura com a cola especial, Bubbles recebeu algumas injeções de anestésicos e antibióticos e foi colocado no balde utilizado como unidade de recuperação. Devido a forte oxigenação na unidade de recuperação, logo começou a respirar e nadar por conta própria.

Dr. Tristan se tornou uma pequena celebridade veterinária no Hospital Lort Smith Animal e desde 2014, após a cirurgia de George, devido as divulgações feitas pelas redes sociais, teve um aumento de atendimentos a peixes doentes

Fonte/Imagens: Hospital Lort Smith
Tradução/Adaptação: Rodolfo Provenzano

Deixe um comentário