O peixe Pangasius deve voltar a mesa do consumidor

Figura fácil nos supermercados até o ano passado, o Pangasius (Pangasius hypophthalmus) esteve desaparecido neste ano em razão da suspensão das emissões de novas licenças de importação (LIs) determinada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Tudo indica que agora ele deve voltar com força total, já que o MPA comunicou em 27 de março que as compras de pescado do Vietnã foram novamente liberadas.

Pangasius hypophthalmusImagem Philippe Boissel/Flickr

O Aviso Ministerial MPA nº 38, de 27 de março de 2015, indica que as importações foram restabelecidas após o Vietnã se comprometer a cumprir com as medidas de ajuste estabelecidas em relatório de missão realizada pelo Serviço Veterinário Oficial do Vietnã (SVO) no fim do ano passado

De acordo com o departamento de sanidade do MPA, foi estabelecido que o SVO deveria mandar para o ministério, no prazo de 60 dias após o recebimento do relatório final da missão, um plano de ação estruturado de forma a se comprometer com as adaptações do SVO e do setor privado.

O SVO deveria ainda mandar para o MPA, dentro de 120 dias do recebimento desse relatório final da missão, uma cópia dos planos de contingência em inglês e uma lista das instalações de engorda que exportam o peixe para o Brasil e que fizeram ajustes para melhoria da biossegurança a fim de que seja agendada a inspeção local.

Entre as exigências do governo brasileiro estava a apresentação de planos de contingência operacionais com medidas gerais de controle e erradicação de doenças nas larviculturas, incubatórios e fazendas, como infecções bacterianas.

Importações seguiram

Apesar da suspensão de novas LIs, as importações de filés de panga do Vietnã prosseguiram em 2015 com as LIs já concedidas, como mostra o gráfico abaixo. É fato que a redução de 54% na receita e 55% no volume importado pelo Brasil é significativo, mas o fluxo de comércio esteve longe de ficar parado, já que o País trouxe 6 mil toneladas de panga nos dois primeiros meses deste ano ao custo de US$ 13, 143 milhões.

O peixe Pangasius deve voltar a mesa do consumidor

Você repórter, colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: Sea Food Brasil

Deixe um comentário

Sobre AquaA3 Aquarismo & Natureza

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Alevinos de Cascudo-zebra foram apreendidos em Porto de Tabatinga

Polícia Federal apreendeu 630 alevinos do peixe Cascudo-zebra no Porto de Tabatinga, região localizada no interior do Amazonas.

Um comentário

  1. Aliança Overwatch

    Onde consigo uma copia desse oficio entrei no site oficial do mapa mais não encontro na busca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Via AquaA3 | Aquarismo & Natureza
error: Conteúdo protegido por direitos autorais !!
Você é a nossa energia, obrigado!
Aproveita e segue a gente.
Send this to a friend