mini-horta Aquaponia

A agricultura urbana é uma tendência crescente, mas nem sempre o espaço que temos disponível ajuda quem tem o desejo de produzir vegetais orgânicos em casa. Ao pensar nessa dificuldade,  Steve Cordova criou o Staquaponics, um plantador portátil conectado a um tanque de peixes utilizando a técnica de aquaponia, que além de funcional, deixa o ambiente mais aconchegante.

mini-horta Aquaponia
“Viver em uma área urbana torna os espaços limitados para as pessoas que desejam plantar seus próprios alimentos, por isso a minha ideia de criar um sistema modular nasceu”, afirmou o criador em seu site.

mini-horta Aquaponia
Além de se encaixar facilmente em qualquer lugar, o produto utiliza painéis solares para gerar energia solar e então mover o motor que bombeia a água do tanque de peixes para o plantador.

Outro detalhe é que por meio das raízes as plantas absorvem os resíduos dos peixes e os utilizam como nutrientes, a exemplo da amônia, do nitrato e fósforo.

mini-horta Aquaponia
O plantador de Cordova já produz alface, mas ele destaca que outros vegetais também podem se desenvolver, como ervas, couve, repolho e brócolis.

mini-horta Aquaponia
O projeto começou como parte do curso de Energia Sustentável para Tish ITP. Atualmente ele está compartilhando a iniciativa na esperança de que outras pessoas possam contribuir com a ideia e então aperfeiçoá-la ainda mais.

Veja também o vídeo abaixo sobre o assunto

[box type=”warning” ]O AquaA3 não recomenda o uso de Kinguio (Carassius auratus) em um sistema tão pequeno, a recomendação são peixes que não cresçam muito. Leia mais sobre esse assunto no link Aquário redondo: Porque não usar e 10 alternativas mais adequadas. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas, interagir sobre esse assunto ou ajudar a aperfeiçoar esse material. Fonte: Ecodesenvolvimento.[/box]