Crenicichla ploegi é a nova espécie de ciclídeo Jacundá do grupo Crenicichla saxatilis da bacia do Rio Juruena e do Alto Rio Paraguai no Brasil.

Crenicichla ploegi, nova espécie, é descrita baseada em material de afluentes do Rio Juruena (Rio Papagaio, Rio do Sangue, Rio Arinos e do próprio Rio Juruena) e do alto Rio Paraguai (alto Rio Jauru, alto Rio Cabaçal e alto Rio Sepotuba) no estado de Mato Grosso, Brasil. Crenicichla ploegi é a vigésima-terceira espécie descrita do grupo Crenicichla saxatilis de espécies, que também é conhecido como Jacundá.

Macho adulto de Crenicichla ploegi

Macho adulto de Crenicichla ploegi com 14 cm de comprimento.

O artigo escrito pelos pesquisadores Henrique Varella, Marina Loeb, Flávio Lima e Sven Kullander afirma que a espécie pode ser distinguida de todas as demais do grupo pela presença de manchas escuras e vermiculações no focinho, região inter orbital e dorsalmente na cabeça em adultos vs. marcas escuras ausentes ou presentes apenas em juvenis mas ausentes em adultos.

Crenicichla ploegi

Crenicichla ploegi visão lateral

e pela presença de uma larga faixa lateral fortemente pigmentada tanto em juvenis como adultos, ocupando uma altura de 4–6 séries horizontais de escamas vs. faixa lateral mais estreita, ocupando uma altura de 2–3 séries horizontais de escamas, e conspícuas apenas em juvenis e exemplares pequenos, apagada ou ausente em exemplares grandes.

Confira mais imagens e informações sobre a espécie Crenicichla ploegi

Mais informações (DOI 10.11646/zootaxa.4377.3.3) – Por Henrique R. Varella, Marina V. Loeb, Flávio C.T. Lima e Sven O. Kullander

Deixe um comentário