Uma nova espécie de lula anã, Idiosepius hallami n. sp. (Cephalopoda: Idiosepiidae) encontrada no leste da Australia.

Esta nova espécie de lula anã australiana, Idiosepius hallami n. Sp., é extremamente pequena, medindo apenas 2 centímetros quando adultas. Devido ao seu tamanho diminuto, esta adorável lulinha possui uma glândula que secreta um tipo de cola para que ela grude nas folhas de ervas marinhas e não seja levada pelas mais gentis correntes do mar, assim podem repousar e observar as águas rasas de seu habitat enquanto espera por uma presa desavisada.

Idiosepius hallami

Idiosepius hallami (© Mandy Reid)

As lulas anãs caçam pequenos crustáceos como Amphipodas, pequenos camarões e Zooplâncton. Assim como outras espécies de lulas, Idiosepius hallami possui células chamadas cromatóforos que as permite mudar de cor para se camuflar e se comunicar.

Idiosepius hallami é a nova espécie de lula anã

© M. Reid

Este simpático cefalópode se difere de outras espécies de lulas anãs também encontrada nas águas australianas pelas seguintes caracteristicas: número de ventosas e modificação do Hectocótilo (tentáculo modificado que serve como Sistema reprodutivo masculino).

Algumas imagens da espécie Idiosepius hallami n. sp.

 

Espécies do gênero dos Idiosepius, as lulas anãs, são encontradas em prados de ervas marinhas e ao longo de mangues — um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Curiosamente as lulas anãs na verdade são mais próximas dos chocos, sibas ou sépias do que das lulas.

Simpáticas e fofas essas lulas seriam um sonho em um reef, não?

Mais informações (DOI 110.11646/zootaxa.4369.4.1) – Por Amanda L. Reid, Jan M. Strugnell