Corydora benattii é a nova espécie das populares Corydoras, as pequenas peixe-gato, com diferenças em características pouco observadas.

Uma nova espécie de Corydora, Corydora benattii sp. nov., foi descrita na eco-região Xingu–Tapajós, na amazônia brasileira. (O nosso 7×1 brasileiro talvez seja em novas espécies descritas. Goleada de biodiversidade!)

Corydora benattii ( © Hans Evers)

Essa simpática nova espécie pode ser distinguida de suas cogêneras por ter a cartilagem facial na região do nariz mais curta com a extremidade anterior pouco desenvolvida. Possui manchas marrons claras e escuras de tamanho similar em todo o corpo, sem listras. Seu corpo é bem fino.

Há também algumas diferenças em características pouco observadas, como a morfologia cerebral densa e na morfologia de sua bexiga natatória.

Corydora benattii sp. nov – Desenvolvimento dos alevinos após (a) 1 semana e (b) 4 semanas.

Sua nomenclatura é uma homenagem a Laert Benattii por seu trabalho humanitário levando água limpa a comunidades pobres no Brasil.

A Corydora benattii já esta presente no hobby e era nomeada sob o código C22 e a nomenclatura de Corydora cochui, até ser descrita oficialmente.

Habitat natural da Corydora benattii. Acima rio Culuene, bacia do Xingu. Abaixo rio braço norte, bacia Tapajós.

Mais informações: Journal of Fish Biology. 92. 10.1111/jfb.13602. Por Espindola, Vinicius & Tencatt, Luiz & Pupo, Fabio & Villa-Verde, Leandro & Britto, Marcelo. (2018).