Maior aquário cilíndrico de acrílico do mundo, AquaDom, com 1 milhão de litros, estoura em Berlim.

O maior pesadelo de qualquer aquarista é um dos vidros do aquário estourar, e por essas razões, cálculos sobre espessura e resistência do material utilizado, assim como medidas extras de segurança como as famosas travas, são, na grande maioria das vezes, adotadas.

Infelizmente em Berlim às 6:30AM do horário local (16/12), nem toda prevenção/precaução evitou que o AquaDom, estrela do complexo AquaDom & Sea Life Berlin de atrações voltadas ao mundo submarino e ambientes aquáticos instaladas no Radisson Collection Hotel, estourasse, causando perdas irreparáveis nos seus mais de 1 milhão de litros de água e 1500 espécimes abrigados.

O AquaDom tinha 11 metros de diâmetro e um total de 25 metros de altura, considerando o cilindro de acrílico do tanque e toda a estrutura de base e topo, e contava com mais de 1500 peixes de aproximadamente 56 espécies, que eram alimentados diariamente, além de uma equipe constituída por quatro mergulhadores, responsáveis pela limpeza do tanque e cuidado dos peixes. O aquário foi construído em 2003 por um custo total de 12,8 milhões de Euros.

O tanque foi fechado em Outubro de 2019 para uma modernização estrutural que se estendeu por toda pandemia, tendo sido reaberto no início de Julho de 2022 para visitação do público.

Os hóspedes tinham vista direta dos seus quartos para o tanque no centro do salão, e o preço das suítes variava em relação a altura e ao ponto de visão do aquário, a estrutura na base ainda contava com recepção, lounge para visitantes, restaurantes e área de biblioteca e leitura, onde você poderia ler um livro ou ouvir um pouco de música curtindo o visual deslumbrante do aquário em toda sua imponência e vida.

Ainda não se conhece o motivo da tragédia, mas especula-se que o frio inverno de Berlim (cerca de -6°C durante a noite que precedeu o ocorrido) possa ter ocasionado uma retração da estrutura, causando rachaduras e consequentemente o estouro, que feriu duas pessoas que trabalham no complexo e acionou um total de mais de 100 bombeiros para atender a ocorrência.