Corydora benattii é a nova espécie das populares Corydoras, as pequenas peixe-gato, com diferenças em características pouco observadas.

Uma nova espécie de Corydora, Corydora benattii sp. nov., foi descrita na eco-região Xingu–Tapajós, na amazônia brasileira. (O nosso 7×1 brasileiro talvez seja em novas espécies descritas. Goleada de biodiversidade!)

Corydora benattii

Corydora benattii ( © Hans Evers)

Essa simpática nova espécie pode ser distinguida de suas cogêneras por ter a cartilagem facial na região do nariz mais curta com a extremidade anterior pouco desenvolvida. Possui manchas marrons claras e escuras de tamanho similar em todo o corpo, sem listras. Seu corpo é bem fino.

Há também algumas diferenças em características pouco observadas, como a morfologia cerebral densa e na morfologia de sua bexiga natatória.

Corydora Benattii sp. nov - Desenvolvimento dos alevinos após (a) 1 semana e (b) 4 semanas.

Corydora benattii sp. nov – Desenvolvimento dos alevinos após (a) 1 semana e (b) 4 semanas.

Sua nomenclatura é uma homenagem a Laert Benattii por seu trabalho humanitário levando água limpa a comunidades pobres no Brasil.

A Corydora benattii já esta presente no hobby e era nomeada sob o código C22 e a nomenclatura de Corydora cochui, até ser descrita oficialmente.

Habitat natural da Corydora Benattii

Habitat natural da Corydora benattii. Acima rio Culuene, bacia do Xingu. Abaixo rio braço norte, bacia Tapajós.

Mais informações: Journal of Fish Biology. 92. 10.1111/jfb.13602. Por Espindola, Vinicius & Tencatt, Luiz & Pupo, Fabio & Villa-Verde, Leandro & Britto, Marcelo. (2018).