no , ,

Barulho humano obriga peixes a “gritarem”.

Cyprinella venusta Blacktail Shiner 454 • Barulho humano obriga peixes a "gritarem".

O barulho causado pelos quase 8 bilhões de humanos está atrapalhando a comunicação de outras espécies. Segundo uma pesquisa científica, macacos, baleias, peixes e várias outras espécies animais estão sendo obrigadas a falar mais alto para superar a balbúrdia humana, de acordo com a revista Science Mag. Esse fenômeno é chamado de efeito Lombard. É a primeira vez que ele acontece debaixo d’água.

 Cyprinella venusta: Barulho humano obriga peixes a "gritarem"

De acordo com o estudo, até os peixes estão passando pelo efeito Lombard e precisam “gritar” uns com os outros. Os pesquisadores estudaram o comportamento da Cyprinella venusta, peixe de água doce comum no sudeste dos Estados Unidos e similar às carpas. Os sons desses peixes são de ondas curtas, sendo afetados pelo barulho de barcos e carros.

Confira o vídeo

Somente os machos dessa espécie emitem sons. Os sons mais fortes, parecidos com uma batida, são usados para afugentar outros machos. Já o outro som, parecido com um rosnado, é usado para cortejar as fêmeas. Em testes de laboratório, os cientistas comprovaram o aumento do volume desses sons quando expostos a sons exteriores ao ambiente natural. Mais um tipo de poluição, né?

[box type=”success” ]  Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: Vi Na Internet e Science Mag[/box]

Escrito por AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
George o Kinguio salvo por uma cirurgia 3 • George, o Kinguio salvo por uma cirurgia

George, o Kinguio salvo por uma cirurgia

Papiliolebias francescae é a mais nova espécie descrita da família Rivulidae • Papiliolebias francescae é a mais nova espécie descrita da família Rivulidae

Papiliolebias francescae é a mais nova espécie descrita da família Rivulidae