Xixi dos peixes é diferente de como os mamíferos fazem.

Xixi dos peixes é diferente de como os mamíferos fazem.

De acordo com um artigo científico publicado na revista Nature, o xixi dos peixes são fontes importantíssimas de nutrientes no oceano. Assim como são fontes importantes para as hortaliças produzidas com aquaponia e plantas do aquário plantado. Mas antes de entrar neste assunto vamos responder a uma pergunta comum e muito importante:

Os peixes fazem Xixi?

Os peixes fazem Xixi, mas não como humanos e outros mamíferos. Nosso Xixi é composto principalmente por ureia e nós o excretamos através de um jato no ato de urinar. Já o xixi dos peixes é composto principalmente por amônia, que é excretada pelas suas brânquias diretamente na água, mas também por uma urina produzida por rins “rudimentares” (quando comparado aos nossos) e essa urina é acumulada em uma bexiga natatória que possui função diferenciada dependendo se o peixe é de água doce ou salgada.

Download “Infográfico: Os peixes fazem Xixi?” Os-peixes-fazem-Xixi.png – Baixado 39 vezes – 529 KB

Diferenças entre o xixi do mamífero e do peixe

Diferenças entre o xixi do mamífero e do peixe
Diferenças entre o xixi do mamífero e do peixe

Excreção dos mamíferos

  • Rins: eliminam água e resíduos nitrogenados em forma de ureia, elimina o xixi em forma de jatos quando sente a necessidade.
  • Elimina o xixi em forma de jatos quando sente a necessidade.

Excreção dos peixes

  • Rins: equilibra os sais, a amônia é eliminada pelas brânquias, elimina o xixi à medida em que o rim o produz.
  • Elimina o xixi à medida em que o rim o produz.

Diferenças entre o xixi do peixe de água doce e salgada

Diferenças entre o xixi do peixe de água doce e salgada
Diferenças entre o xixi do peixe de água doce e salgada

Xixi dos peixes marinhos

Nos peixes marinhos, a bexiga urinária tem a função de reabsorver a água da urina (lembrem-se, os peixes marinhos tentam ao máximo economizar a água no corpo) e concentrar os sais que estão em excesso no corpo devido à constante ingestão de água do mar, falamos disso no conteúdo sobre se peixes bebem água.

Xixi dos peixes de água doce

Nos peixes de água doce, a bexiga urinária tem a função de reabsorção de sais da urina, que é bastante volumosa e pouco concentrada (pois peixes de água doce estão constantemente ganhando água por todos os tecidos, que precisa ser eliminada para manter o equilíbrio interno (ou homeostase).

A importância do xixi dos peixes para os recifes de corais

Agora que somos especialistas em xixi de peixes vamos entender como ele é importante para os corais. Os peixes formam grande parcela da biomassa dos recifes de corais. A urina dos peixes são fontes de fósforo, nitrogênio, muito importantes para os organismos fotossintetizantes dos corais e algas produzirem energia, que são então alimento para outros animais.
É lógico que quanto maior o animal mais nutrientes ele produz, e são esses mesmos animais maiores que são, alvo da indústria de pesca mundial.

Pesquisas recentes mediram níveis de nutrientes em áreas de recife de corais próximo a áreas de pesca intensa e descobriram que os níveis de nutrientes podem chegar a ser metade dos níveis normais, onde não há pesca.

Em um ecossistema frágil como os recifes de corais, esse desbalanceamento de nutrientes (quem tem aquário plantado sabe como isso é impactante!) pode trazer sérios danos a esse ameaçado bioma. Nos aquários marinhos há uma troca e ciclagem de muitos sais produzidos pelos peixes e corais, benéficos a ambas as espécies. Porém, os peixes excretam amônia, não só pela urina, um composto tóxico que tem que ser controlado com sistemas de filtragem e troca periódicas se estivéssemos falando de um aquário. A alimentação adequada dos peixes reduz a excreção de amônia, resultando a produção de xixi mais benéfico aos corais e reduzindo a frequência de trocas de água.

Colaboração: Leandro Sousa (Dr. Cascudo)

Deixe um comentário