Sugestão básica para um aquário de 200 litros.

Na hora de montar um aquário, o principio básico para não errar é estudar o tamanho do aquário vs a fauna que você imagina adicionar. Existem infinitos tipos de montagens, para quem está começando, indicaremos o tamanho padrão de um aquário de mais ou menos 200 litros, com a medida de 120x45x40.

Como vamos sugerir algumas opções, ficaria extenso abordar profundamente sobre cada uma delas. A nossa dica é sempre pesquisar antes de comprar um peixe, nosso banco de dados para este conteúdo são as fichas técnicas do Aquarismo Paulista e experiências pessoais. Frisamos que esse conteúdo não é um tipo de “receita de bolo”, são apenas sugestões para você ter uma ideia.

Tamanho do aquário

Creative Commons, License

É comum as pessoas irem logo para aquário menores, mas você sabia que o aquário com tamanho reduzido é mais difícil de manter? Principalmente no controle de parâmetros. O aquário tem que ser estrategicamente pensando, a medida 120x45x40 cm foi pensando em ter mais espaço, facilidade na manutenção e ser compatível com boa parte das luminárias. É melhor ter mais área (comprimento vs largura) do que altura, além de dificultar bastante na manutenção e na incidência de iluminação.

Grupo 1: pH ácido

Cardume de Corydora

Peixes cardumeiros

Os peixes de pH ácido são bastante comuns nas lojas do aquarismo, a beleza do aquário comunitário normalmente se concentra nos peixes cardumeiros, abaixo iremos citar 4 espécies que pode compor esse aquário, a nossa sugestão é em média 15 unidades de uma dessas espécies (cuidado em superlotar).

Tetra Cardinal, Tetra Neon (Paracheirodon axelrodi)

pH: 4.0 – 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 24°C – 30°C
Tamanho adulto: até 4cm

Tetra Foguinho (Hyphessobrycon amandae)

pH: 4.0 – 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 24°C a 28°C
Tamanho adulto: até 2cm

Rodostomus, Rodóstomo (Hemigrammus rhodostomus)

pH: 5.5 – 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 24°C – 30°C
Tamanho: até 5cm

Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi)

pH: 5.5 a 7.4
Comportamento: pacifico
Temperatura: 22°C a 28°C
Tamanho: até 3cm

Dessa lista acima, o destaque maior para um cardume fechado fica para o Rodostomus, eles nadam em sincronia e tem uma atividade muito grande no aquário.

Peixes médio porte

Neste caso uma quantidade de 6 espécimes ficaria bem interessante para compor o seu aquário, importante frisar que as duas espécies sugerirdes abaixo também nadam em cardume.

Acará Bandeira (Pterophyllum scalare)

pH: 5.5 a 7.4
Comportamento: depende
Temperatura: 24°C a 30°C
Tamanho: até 15cm

Acará Disco (Symphysodon aequifasciatus)

pH: 6.0 a 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 26°C a 30°C
Tamanho: até 20cm

É bom salientar que ambas as espécies podem predar peixes menores, principalmente o Acará Bandeira quando não está habituado com a fauna do aquário.

Peixes de fundo

O gênero coridora é uma boa pedida para esse aquário, uma quantidade entre 6~10 unidades pode tornar seu comunitário bastante diversificado e bonito. É importante observar os parâmetros da espécie antes de adicionar no aquário.

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]

Grupo 2: Poecilídeos pH alcalino

Os famosos Poecilídeos, quem nunca teve um? São famosos por serem peixes resistentes e com alto índice de reprodução, bastante indicado para quem está começando agora com o aquarismo, entretanto não se engane, como qualquer outro animal exige certos cuidados.

 

(Créditos Prefeitura de Uberlândia)

A quantidade de peixe pode variar muito, mas leve em conta que são peixes que se reproduzem com uma velocidade muito alta, então uns 3~5 grupos de 1 macho para 2 fêmeas é bastante interessante, algumas dessas espécies podem se reproduzir entre si. Caso o seu desejo seja criação, é melhor estudar com mais profundidade sobre técnicas de criação.

Molinésia Velifera (Poecilia velifera)

pH: 7.0 a 8.5
Comportamento: pacifico
Temperatura: 25°C a 28°C
Tamanho: até 15cm

Molinésia Latipina (Poecilia latipinna)

pH: 7.0 a 8.6
Comportamento: pacifico
Temperatura: 25°C a 28°C
Tamanho: até 15cm

Molinésia Negra (Poecilia sphenops)

pH: 7.4 a 8.6
Comportamento: pacifico
Temperatura: 18°C a 28°C
Tamanho: até 6 cm

Plati, Platy (Xiphophorus maculatus)

pH: 7.0 a 8.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 18°C a 28°C
Tamanho: até 6cm

Peixe Espada (Xiphophorus hellerii)

pH: 7.0 a 8.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 22°C a 28°C
Tamanho: 16 cm

Se o seu aquário não tem tampa, o peixe espada não é indicado, porque eles pulam do aquário.

Flora

Anubias

Se você está iniciando agora, indicamos fortemente plantas de crescimento lento e baixa manutenção. A sugestão abaixo são gêneros com dezenas de espécies e variedades, boa parte delas não muda muito a forma de cultivo e são comuns nas principais lojas de aquarismo.

Anubias – Ficam entre troncos e rochas.

Echinodorus – Devido o seu tamanho, fazem o plano de fundo e tem tendência a sair do aquário.

Microsorum

Microsorum – Dependendo da espécie pode fazer o meio ou o fundo do aquário, tem dezenas de espécies e variedades.

Musgos – São ótimas para fixar em troncos e rochas, veja o vídeo.

Eleocharis  – Se você tiver substrato fértil, você pode optar em ter um carpete belíssimo estilo campo de futebol, mas são lentas e mais lentas ainda se não tiver injeção de CO2

Hardscape

Troncos: são bem vindos quando trata-se da fauna para água ácida, pois eles tendem a baixar o pH. É necessário ter cuidado com aqueles pontiagudos, pode machucar peixes médios e grandes.

Rochas: Rochas escuras tipo basalto pode dá um toque legal no aquário, alguns tipos de rochas podem subir o pH, sendo útil para o grupo de pH alcalino.

Substrato: Cascalho de rio bem fino ou areia simples, como areia de filtro de piscina. O substrato fértil é bastante útil se o seu aquário for plantado.

Equipamentos

Filtragem: Canister de 1500 a 2000l/h, dependendo da quantidade da fauna você pode ter escolher um filtro han on.

Mídias: Mídias biológicas de qualidade e manta acrílica. (Evitem as mídias que vem dentro do filtro, só algumas marcas de filtros oferecem mídias de qualidade)

Termostato: de 200w ou 300w para cidades mais frias

Luminária: Se não tiver plantas, qualquer uma que ilumine o mínimo necessário. Se tiver plantas simples, uma iluminação em média 25-55(lúmens/litro)

Produtos extras

É sempre importante ter alguns produtos extras para qualquer urgência e alguns deles se fazem necessário dependendo da opção do aquário: Condicionadores de água para TPA, aceleradores biológicos, testes de água e alguns buffers.

Deixe um comentário