Com 12 dias
Filhotes de Cascudo-Zebra (Hypancistrus zebra) L46 nasceram em laboratório da Norte Energia. Pesquisa ambiental é requisito para instalação de Belo Monte no Xingu, sudeste do Pará. Os animais da espécie Hypancistrus zebra habitam águas rasas da região do Xingu e, de acordo com o Instituto Chico Mendes, a espécie é vulnerável à extinção: os peixes são ameaçados pela destruição do habitat provocada pelo garimpo e desmatamento, além da captura indiscriminada pela sua beleza, já que a espécie é considerada ornamental.
Segundo a Norte Energia, 14 filhotes nasceram no Centro de Estudos Ambientais da Empresa. De acordo com o gerente Laurenz Pinder. “O sucesso do projeto assegura a conservação do patrimônio genético deste peixe e cria novas possibilidades para a reprodução em cativeiro de outras espécies de Acari”, explica.
O trabalho de preservação das espécies do rio faz parte do Projeto Básico Ambiental da Norte, e é um pré-requisito para a concessão da licença de instalação do principal projeto da empresa no Pará: a Usina Hidrelétrica Belo Monte. A pesquisa científica realizada com animais marinhos e a reprodução de espécies nativas são, de acordo com o Ministério Público Federal, uma forma obrigatória de diminuir o impacto ambiental da construção da usina.
Veja também: Evolução: Cascudo-Zebra (Hypancistrus zebra) L46
Texto: G1
Imagens: Fabrício Ramos