Parotocinclus jacumirim é endêmico da Bahia e a nova espécie brasileira.

Aparentemente essa nova espécie Parotocinclus jacumirim é endêmica, ou seja, ocorre exclusivamente nessa bacia, o que torna a descoberta ainda mais importante! Várias etapas são necessárias para a descoberta de uma nova espécie de peixe, como a coleta de indivíduos no campo, o exame de diversas características do corpo e a comparação com outras espécies do mesmo gênero e de outras localidades para a certificação de que é de fato uma espécie nova para a Ciência

Holótipo Parotocinclus jacumirim

Gênero Parotocinclus

Parátipo vivo Parotocinclus jacumirim

A nova espécie pertence ao gênero Parotocinclus, um grupo de cascudinhos de porte bem pequeno que, em sua maioria, apresentam a nadadeira adiposa (que fica no dorso próxima à nadadeira caudal) bem desenvolvida. Porém, oito das 34 espécies descritas no gênero possuem a nadadeira adiposa vestigial, ou seja, durante a evolução perderam ou tiveram essa nadadeira diminuída, fato geralmente relacionados ao hábito de vida de cada espécie.

Etimologia

Rio Jacuípe, habitat do Parotocinclus jacumirim

Essa é uma das principais características da nova espécie! O nome dado ao cascudinho é Parotocinclus jacumirim, em referência ao nome do rio onde a espécie foi encontrada, que significa rio dos jacus (uma espécie de ave) e mirim, que significa pequeno, na língua indígena tupi! Além da redução da nadadeira adiposa, que se restringe a apenas o espinho, sem a membrana, o cascudinho se diferencia dos demais peixes aparentados pela ausência de dentição acessória, abdômen com grandes áreas sem placas e ponta do focinho completamente coberta por placas e dentículos.

A descoberta de novas espécies de peixes permite, além de aumentar o conhecimento da nossa biodiversidade, entender como os ecossistemas funcionam e qual o papel delas para a manutenção da saúde desses ecossistemas, bem como se são indicadoras de áreas prioritárias para a conservação!

Referências

  • Autores: Dario Silva-Junior, Telton Ramos & Angela Zanata. “A new species of Parotocinclus with reduced adipose fin (Loricariidae: Hypoptopomatinae), from the rio Jacuípe basin, Bahia State, Brazil“, disponível em: Neotropical Ichthyology.

Deixe um comentário