Oryzias dopingdopingensis é o novo medaka ou peixe-arroz japonês

Os medaka, ou Peixe-arroz, são peixes encontrados na Índia, japão e região do Sulawesi, sendo também chamado de killifish japonês. Oryzias dopingdopingensis é o mais novo medaka descrito na ilha de Sulawesi, no rio Doping-doping, Indonésia.

Medakas são peixes pequenos e resistentes, criados em aquário desde o período Edo (1603-1868) no japão. São peixes com olhos muito bonitos e que habitam pequenos lagos, riachos, poças e arrozais, por isso o nome de peixe-arroz.

O novo medaka se diferencia de outros pelo seu número de escamas e pela combinação de características nas barbatanas, tamanho do corpo, olhos e padrões de cor. Além disso foi feita análise de DNA e confirmado ser uma espécie nova.

Oryzias dopingdopingensis

Macho adulto (acima) e femea (abaixo) de Oryzias dopingdopingensis em cativeiro. (fotografia por N. Hashimoto).

O Oryzias dopingdopingensis é um peixe pequeno que atinge no máximo 3,6 centímetros. Seu corpo é fino e transparente, de coloração prata amarelada. Apresenta manchas pretas pela lateral de seu corpo. Machos maduros são mais escuros com mais manchas pretas pelo corpo.

Para reprodução este medaka forma pares onde a fêmea libera seus ovos que são fertilizados pelo acho imediatamente. Em seguida a fêmea segura os ovos por horas até que os deposita em um ninho. As larvas então nascem após cerca de 12 dias. Os machos disputam e cortejam as fêmeas exibindo suas manchas escuras e listras pretas do corpo.

Mais informações em: DOI: 10.1643/CI-17-704 por Ixchel F. Mandagi, Daniel F. Mokodongan, Rieko Tanaka, and Kazunori Yamahira