Faleceu em janeiro Gastão Botelho, o precursor do aquarismo no Brasil.
Comunicamos com imenso pesar o falecimento do professor Gastão Botelho ocorrido no início do mês de janeiro de 2019! No passado pouco se sabia sobre aquariofilia no Brasil, principalmente pela falta de literatura especializada. Os aquariofilistas compravam os peixinhos nas lojas e levavam para suas casas sem saber como poderiam mantê-los vivos e, muito menos, como fazê-los procriar e tratar de suas enfermidades. Os animaizinhos viviam bem pouco tempo.
Os livros de Gastão abriram o caminho para a criação de peixes ornamentais, trazendo conhecimentos, até então, desconhecidos de todos. O primeiro livro intitulado “O Aquário de Ornamento”, publicado no início da década de 1960, foi como uma luz na escuridão da aquariofilia.
Enviado por Wilson Vianna
Tenho um dos livros dele, “O Aquário Ornamental”, adquirido nos anos 1980. Cheguei a vê-lo na loja Aquário Hobby, que funciona até hoje no centro do Rio.
RIP.
Bem legal, cada um deixa várias sementes no hobby.
Agora aparecem “novidades” como método diana walstad , não tirando os mériots dessa grande aquarista, o professor gastão me orientou fazer isso há 30 anos , mas tinha outro nome o aquário compensado. me foi esquecido pelos modismos.eu fiz um co 67 tipos de plantas.descanse em paz mesrtre.
Meus primeiros livros de aquarismo foram escritos por ele (há mais de 30 anos). Que descanse em paz