no , ,

Microphilypnus hypolyrasimeion é a mais nova espécie de peixe!

Uma nova espécie de peixe do gênero Microphilypnus Myers, 1927 (Gobioidei: Eleotridae) da Bacia do Alto Rio Negro, Amazonas, Brasil.

Foi descoberta uma nova espécie de peixe eleotrídeo miniatura/pequeno do gênero Microphilypnus Myers, 1927 da Bacia do Alto Rio Negro, no Amazonas, Brasil. Microphilypnus é o gênero de peixes eleotrídeos que habitam as bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Recentemente, os pesquisadores Rodrigo Caires e Mônica Piza descobriram uma nova espécie (Microphilypnus hypolyrasimeion) e essa difere das quatro espécies incluídas nesse gênero por apresentar um padrão de pigmentação diferente das demais.

Microphilypnus hypolyrasimeion
Microphilypnus hypolyrasimeion (© Ralf Britz)

Os autores publicaram um artigo [link] descrevendo as características da nova espécie e comparando-as com duas do mesmo grupo. A nova espécie possui algumas das seguintes características:  a região do abdômen pigmentada com 5 a 6 arcos pontilhados, seguido de 6 grandes manchas pretas irregularmente ovais, sendo que as pontinhas de três manchas podem ser vistas lateralmente. Apresenta também uma mancha escura em forma de gota no pedúnculo caudal.

Corpo Microphilypnus hypolyrasimeion
Corpo Microphilypnus hypolyrasimeion (© Eduardo Baena)

Abaixo imagens do habitat natural e demais detalhes da espécie Microphilypnus hypolyrasimeion

 

Mais informações podem ser encontradas no artigo original (DOI: 10.1643/CI-17-634)

Escrito por Nathalia Byrro

Engenheira de Pesca (UFRB) e tradutora freelancer de inglês. Foi bolsista CsF/ Canadá e bolsista Pibiti/Cnpq na graduação. Tem interesse nas áreas de aquicultura, limnologia, biotecnologia e nutrição de organismos aquáticos. Aficionada por tecnologia, apaixonada por culinária e amante de cachorros.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
The Fish and I

Curta-metragem: The Fish and I

Truque de mágica com peixes Kinguio gera polêmica