no , ,

Hisonotus devidei é a nova espécie de cascudo

Figura 1: Diferentes padrões de coloração do Hisonotus devidei e demais congêneres
Figura 1: Diferentes padrões de coloração do Hisonotus devidei e demais congêneres

Expedição ao Rio Pandeiros termina na descoberta de nova espécie Hisonotus devidei.

Uma recente expedição a cabeceira do Rio Pandeiros, afluente da margem esquerda do Rio São Francisco revelou a presença de uma quarta espécie de Hisonotus nessa bacia. Hisonotus devidei difere dos seus congêneres (Figura 1) pela presença de manchas escuras evidentes de diferentes formatos irregularmente dispostas ao longo da superfície lateral e dorsal do corpo e dispersas ao longo de todas as nadadeiras; por possuir pequenas placas na porção lateral do abdômen e áreas adjacentes entre as nadadeiras pélvicas sem o desenvolvimento de placas dérmicas e por relações morfométricas (Figura 2).

A suposta colocação filogenética da nova espécie é discutida com base em comparações morfológicas com espécies de gêneros relacionados a Hypoptopomatinae e a diversidade de espécies de Hisonotus na Bacia do Rio São Francisco é comparada com a de bacias adjacentes.

Mais informações em DOI: 10.1111/jfb.13599 por F. Roxo, G. Silva e B. Melo.

Escrito por Nathalia Byrro

Engenheira de Pesca (UFRB) e tradutora freelancer de inglês. Foi bolsista CsF/ Canadá e bolsista Pibiti/Cnpq na graduação. Tem interesse nas áreas de aquicultura, limnologia, biotecnologia e nutrição de organismos aquáticos. Aficionada por tecnologia, apaixonada por culinária e amante de cachorros.

O que você acha?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Brasileiro é destaque em evento internacional de aquapaisagismo

Betta omega é o novo Betta encontrado na Malásia