Segue um artigo sobre a melhor escolha para o fundo de um aquário plantado, principalmente na realização de uma foto. Espero que auxiliem nessa importante etapa!

Como um fundo pode valorizar o nosso aquário plantado?

efeitos de fundo aquário Efeitos de background no aquário, imagens de Oliver Knott. Montagem de Aquarismo Pzu

– Aqui vão algumas dicas para que você faça a escolha mais apropriada, mas lembre-se que o fundo perfeito é aquele que atenderá a proposta idealizada por você. Neste artigo vamos focar apenas em fundos monocromáticos.

 Fundo preto: O fundo preto dá ao layout mais impacto visual, deixam o hardscape mais expressivo e denso, porém a de se tomar cuidado com essa escolha, pois muitos layouts ficam pesados demais e se tornam cansativos.

Como escolher o melhor fundo para o nosso aquário plantado

Hardscapes escuros quando sobrepostos com o fundo preto podem fazer o layout perder profundidade ou deixá-los confusos demais, plantas coloridas são realçadas pelo fundo preto. Na fotografia o fundo preto pode criar um efeito no espelho d’água muito vibrante e intenso,  agitado-o com secadores ou pequenos ventiladores. Fundos pretos também valorizam o sombreamento, ajudando a dar mais volume, valorizando o contraste do layout.

ESPELHO-DAGUA-VALORIZA-COR-E-SOMBRA

Falhas nas plantas de fundo (plantas de caule) são muito comuns, mas podem ser disfarçadas com o uso do fundo preto, tome cuidado com pequenas sujeiras no espelho d’água, pois com o fundo preto elas se tornaram muito visíveis, o uso de um extrator de superfície ajuda muito antes de fazer a foto.

PEALING-SUJEIRA

Não fotografe seu plantado muito tarde, pois o processo de peeling inviabilizará a foto, pois ficaram muito evidentes (parecendo sujeira na superfície) na foto.

Fundos Azuis: O azul intenso (adesivado) foi muito usado, mas hoje vemos muito uma derivação dele que chamamos de fundo infinito azulado.

AZUL-INFINITO

Produzir o efeito de fundos infinitos azulados requer um pouco mais de conhecimento de fotografia e técnicas no uso dos flashes (necessários para o efeito infinito). Eles dão ao Layout um efeito degradê do branco ao azul que nos lembram o céu, muito usado em layout macros como montanhas, vales, etc… O fundo azul infinito dá ao layout leve uma sensação leve e natural.

AZUL-OPACO

Os Azuis intensos (adesivado) podem trazer as mesmas sensações, porém devido a sua intensidade, deixam o layout mais carregado, muitas vezes dando uma impressão artificial.

Fundos Brancos e Brancos infinito: Junto com o preto são os dois mais usados, classifico os brancos em dois tipos: Infinito e branco opaco (adesivado). A diferença é gritante, o infinito como no azul infinito é necessário uma técnica com uso de flashes para dar esse efeito.

Com branco opaco devemos tomar cuidado para que as sombras projetadas no adesivo não prejudiquem a sua foto. Ambos, branco infinito e opaco, dão um visual de frescor, leveza, liberdade e naturalidade, apropriados para equilibrar layouts pesados, que necessitam diminuir essa intensidade.

LEVEZA-EM-HARDSCAPE-PESADO

Nos layouts de harscapes menos intensos o fundo branco aumentará a sensação de leveza, hardscapes escuros ganham um contraste muito bonito com estes fundos brancos, principalmente se eles se sobrepostos. Layouts chapados (pouco sombreados) podem ficar sem volume e profundidade.

Falhas nas plantas de fundo ficam muito evidentes, tome cuidado. Podem ser usados em propostas macro e micro, porém em micro o uso é quase uma regram, plantas tipo de cortina (Valisneria Nana, Eleocharis Vivípara) ficam muito mais vistosas e expressivas em fundo branco.

Qual você prefere?
Podemos ver nas fotos abaixo como a diminuição da intensidade da luz deixa o layout cara vez mais pesado e intenso, a escolha do melhor se torna apenas uma questão subjetiva.

BRANCO-INFINITO-1 BRANCO-INFINITO-2 BRANCO-INFINITO-3 BRANCO-INFINITO-4 BRANCO-INFINITO-5

Faça sempre testes de fotografia e neles inclua testes de fundo de aquário, ajudará muito na sua escolha. Boa Sorte!

 

Deixe um comentário