Peixe Kinguio passa por cirurgia para reduzir uma parte do wen e passa bem!

O kinguio (Carassius auratus) em questão é um Oranda, uma variante cuja principal característica é o crescimento de uma massa benigna rugosa no topo da cabeça, denominada wen. Na medicina humana, “wen” significa um nódulo pequeno de crescimento lento e não cancerígeno sob a pele. Confira o vídeo!

Cirurgia em Kinguio para redução do wen

Pode levar até 2 anos para se desenvolver completamente, mas devido a um crescimento anormal, pode vir a cobrir parcial ou totalmente os olhos do peixe ou ainda, interferir na sua postura. Neste caso do vídeo, foi verificada a possibilidade de a natação estar prejudicada por alguma disfunção da bexiga natatória, mas o exame mostrou que o órgão estava bem.

Remoção do wen no Kinguio

Então, a fim de devolver sua qualidade de vida, uma intervenção cirúrgica se fez necessária para remover o excesso de tecido do wen. Este é formado por um tecido de consistência gelatinosa e sem terminações nervosas, podendo ser aparado sem danos ao peixe, no entanto, é necessária a aplicação de anestésico a fim de evitar estressar o animal ou causar-lhe alguma lesão na ocorrência de um movimento brusco.

Na possibilidade de seu peixinho ter o mesmo problema, procure alguém especializado para avaliar e efetuar o procedimento de maneira segura.

Sala de cirurgia do peixe kinguio

Enviado por Rosana Ferreira

Deixe um comentário