Detetives da Scotland Yard estão à procura de pistas depois de uma planta rara de valor inestimável foi roubado do Royal Botanic Gardens, um dos poucos exemplos conhecidos da espécie.

A Nymphaea thermarum, para dar-lhe o seu nome científico, é a menor Ninféia d’água do mundo, e cresce mais em estado selvagem. A planta que desapareceu na semana passada estava crescendo em um lago ornamental dentro de um dos conservatórios no oeste em Londres. Ele foi salvo da extinção por especialistas em Kew Garden em 2009, quando o “top” em propagação, o horticultor Carlos Magdalena conseguiu cultivar as espécies.

Os botânicos dizem que não podem colocar um valor sobre uma espécie extinta, mas de acordo com o detetive Constable Sam Johnston, que está conduzindo a investigação “milhões não é subestimado,”

“A polícia está apelando por informações para investigar uma planta rara que foi roubado dos Royal Botanic Gardens em Kew”, disse um porta-voz da Polícia Metropolitana. “Em algum momento 8h30-14:55 em [janeiro 9] uma Nymphaea thermarum foi roubado da princesa de Gales Conservatório no Royal Botanic Gardens Kew. ”

Kew Gardens é um dos dois únicos lugares do mundo para cultivar a planta. A polícia acredita que é provável que alguém roubou a planta em nome de um colecionador. Até alguns anos atrás, a planta só poderia ser encontrada em um lugar do mundo: Mashyuza em Ruanda. A planta foi um dos cerca de 30 em exposição em uma lagoa do lírio de água rasa em Kew.

– O AquaA3 entrou em contato com o próprio Carlos Magdalena, ele nos informou que foram feitas mudas e distribuídas para Kew Garden e outros locais. Então fiquem tranquilos, ainda não está extinta.

Imagens: Royal Botanical Gardens Kew/AP Photo
Fonte: abcnews