Polícia Federal apreende 550 peixes ornamentais na fronteira com a Colômbia.

No dia 14 de Julho duas pessoas foram presas ao tentar contrabandear 550 peixes ornamentais para a Colômbia. Os peixes estavam em sacolas plásticas dentro de malas, os animais foram apreendidos durante operação da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. Os traficantes se dirigiam para Tabatinga/AM, fronteira com a Colômbia.

Tabatinga é rota frequente para o tráfico de animais da Amazônia, inclusive noticiamos aqui a apreensão de 161 Cascudos Zebra apreendidos em Aeroporto.

Polícia Federal apreende 550 peixes ornamentais!

(© Polícia Federal)

Dentre as espécies foram encontrados diversos cascudos, como o cascudo Bodó Seda, cascudo Tigre e o ameaçado cascudo Zebra (Hypancistrus zebra)que pode valer uma fortuna no mercado negro internacional. Essas espécies são nativas do rio Xingu e estão em perigo de extinção por serem exclusivas deste local.

Scobinancistrus sp.

Scobinancistrus sp. é uma das espécies apreendidas. (© Polícia Federal)

Já no dia 26 de Julho o Ibama se mobilizou em uma das maiores ações para reintroduzir espécies de volta para a natureza. Apesar de muitas perdas por causa do stress da viagem os peixes foram enviados até a Universidade Federal do Pará, em Altamira para serem devolvidos a natureza com segurança.