Notícias
Home Notícias 161 Cascudos Zebra apreendidos em Aeroporto

161 Cascudos Zebra apreendidos em Aeroporto

161 Cascudos Zebra apreendidos em Aeroporto
5 (100%) 1 voto

161 peixes Cascudos Zebra apreendidos em AeroportoFoto: Ibama (A foto não faz parte da apreensão)

Segundo a notícia do d24am – um total de 161 peixes ornamentais da espécie ameaçada de extinção, o Cascudo Zebra (Hypancistrus zebra), que seriam contrabandeados para a Colômbia, foi apreendido no final da tarde desta quarta-feira (23/07), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Os peixes estavam divididos em sacos plásticos dentro de uma mala. Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicaram multa de R$ 8,2 mil ao infrator, que foi encaminhado à Polícia Federal.

O superintendente substituto do Ibama no Amazonas, Geandro Guerreiro Pantoja, informou que o órgão sabe da existência de uma rota de tráfico de peixe para uso ornamental, e por isso há um trabalho de fiscalização permanente no terminal de passageiros e de cargas do aeroporto. Os peixes renderiam aproximadamente R$ 2,5 mil no exterior.

Geralmente eles são capturados no Rio Xingu, passam por Altamira (PA), depois vão para Tabatinga e enviados para a Colômbia. Nesse caso, fizemos um trabalho de inteligência, onde identificamos os voos e descobrimos o contrabando. Se o infrator for réu primário, provavelmente ele responderá pelo crime em liberdade“, explicou o superintendente.  O Cascudo Zebra é encontrado em locais rasos em fendas e cavidades nas pedras submersas do Rio Xingu e a espécie pode atingir até 8 centímetros de comprimento. Além da captura para o mercado internacional, outros fatores de ameaça de extinção são o desmatamento e o garimpo.

Pantoja ressaltou que só no período da Copa do Mundo, o Ibama realizou três apreensões de peixes ornamentais, que totalizaram 3.380 unidades do produto, de grande apelo comercial no exterior. No ano, o órgão apreendeu cerca de 4 mil unidades de peixes com esse fim.

O titular da Delegacia Especializada em Segurança Privada (Delesp) da Polícia Federal (PF), Marcelo Dias, informou que todo o trabalho de fiscalização e apreensão foi feito pelo Ibama, mas como se trata de um crime federal, o infrator precisou ser encaminhado para a PF, onde ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado em seguida.  Os peixes foram levados para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.5 (100%) 2 votos Faleceu no dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *