Corydora benattii é a nova espécie de Coridora

Corydora benattii é a nova espécie das populares Corydoras, as pequenas peixe-gato, com diferenças em características pouco observadas.

Uma nova espécie de Corydora, Corydora benattii sp. nov., foi descrita na eco-região Xingu–Tapajós, na amazônia brasileira. (O nosso 7×1 brasileiro talvez seja em novas espécies descritas. Goleada de biodiversidade!)

Corydora benattii
Corydora benattii ( © Hans Evers)

Essa simpática nova espécie pode ser distinguida de suas cogêneras por ter a cartilagem facial na região do nariz mais curta com a extremidade anterior pouco desenvolvida. Possui manchas marrons claras e escuras de tamanho similar em todo o corpo, sem listras. Seu corpo é bem fino.

Há também algumas diferenças em características pouco observadas, como a morfologia cerebral densa e na morfologia de sua bexiga natatória.

Corydora Benattii sp. nov - Desenvolvimento dos alevinos após (a) 1 semana e (b) 4 semanas.
Corydora benattii sp. nov – Desenvolvimento dos alevinos após (a) 1 semana e (b) 4 semanas.

Sua nomenclatura é uma homenagem a Laert Benattii por seu trabalho humanitário levando água limpa a comunidades pobres no Brasil.

A Corydora benattii já esta presente no hobby e era nomeada sob o código C22 e a nomenclatura de Corydora cochui, até ser descrita oficialmente.

Habitat natural da Corydora Benattii
Habitat natural da Corydora benattii. Acima rio Culuene, bacia do Xingu. Abaixo rio braço norte, bacia Tapajós.

Mais informações: Journal of Fish Biology. 92. 10.1111/jfb.13602. Por Espindola, Vinicius & Tencatt, Luiz & Pupo, Fabio & Villa-Verde, Leandro & Britto, Marcelo. (2018).

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

5 crustáceos fáceis para o seu aquário

Um aquário não abriga só peixes, crustáceos também podem te surpreender! Normalmente os entusiastas do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido por direitos autorais !!