Uma nova espécie de peixe do gênero Microphilypnus Myers, 1927 (Gobioidei: Eleotridae) da Bacia do Alto Rio Negro, Amazonas, Brasil.

Foi descoberta uma nova espécie de peixe eleotrídeo miniatura/pequeno do gênero Microphilypnus Myers, 1927 da Bacia do Alto Rio Negro, no Amazonas, Brasil. Microphilypnus é o gênero de peixes eleotrídeos que habitam as bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Recentemente, os pesquisadores Rodrigo Caires e Mônica Piza descobriram uma nova espécie (Microphilypnus hypolyrasimeion) e essa difere das quatro espécies incluídas nesse gênero por apresentar um padrão de pigmentação diferente das demais.

Microphilypnus hypolyrasimeion

Microphilypnus hypolyrasimeion (© Ralf Britz)

Os autores publicaram um artigo [link] descrevendo as características da nova espécie e comparando-as com duas do mesmo grupo. A nova espécie possui algumas das seguintes características:  a região do abdômen pigmentada com 5 a 6 arcos pontilhados, seguido de 6 grandes manchas pretas irregularmente ovais, sendo que as pontinhas de três manchas podem ser vistas lateralmente. Apresenta também uma mancha escura em forma de gota no pedúnculo caudal.

Corpo Microphilypnus hypolyrasimeion

Corpo Microphilypnus hypolyrasimeion (© Eduardo Baena)

Abaixo imagens do habitat natural e demais detalhes da espécie Microphilypnus hypolyrasimeion

 

Mais informações podem ser encontradas no artigo original (DOI: 10.1643/CI-17-634)