Notícias
Home Artigos Wabi kusa: Aprenda a fazer um simples e bonito

Wabi kusa: Aprenda a fazer um simples e bonito

Wabi kusa: Aprenda a fazer um simples e bonito
5 (100%) 6 votos

WABI KUSA – O que é isso afinal?

Wabi kusa é um tipo de subcategoria no Aquapaisagismo, as plantas aquáticas são mantidas para se tornarem parte de uma síntese experiência ou arte, consistindo em um conjunto de decoração no pequeno vaso com água. Você vai aprender com facilidade nesse tutorial auto-explicativo.

Wabi kusa

As plantas são mantidas acima da água (emersas), diferentes espécies são agrupadas na maioria das vezes dentro de um recipientes de vidro onde possam crescer livremente. O fundamento é baseado no conceito japonês Wabi-sabi, o qual é praticamente impossível traduzi-lo, é algo sobre  “olhar com os olhos, sentir com o coração e viver com simplicidade.

Por que fazer um Wabi kusa?

Bem, a maioria das plantas que usamos em aquário aceitam emersão, isso significa que têm a capacidade de se adaptar em ambos os habitats. Muitas espécies só podem ser definitivamente identificadas tendo como referência as suas flores. Então, manter plantas dessa maneira não é uma invenção nova, tem sido praticada por botânicos e entusiastas de plantas em geral.

Takashi Amano utilizando wabi kusa
Takashi Amano utilizando wabi kusa

Como sempre Takashi Amano (1945 – 2015) fez parte disto, em seu museu do nature aquarium, o Wabi kusa foi apresentado pela primeira vez e os visitantes apreciaram demais a novidade. Não demorou muito para começarem a utilizar essa técnica e alguns fabricantes oferecerem uma grande variedade de produtos especialmente para Wabi kusa, como plantas, recipientes de vidro, fertilizantes, lâmpadas e ferramentas.

Por que fazer um Wabi kusa?

As plantas podem crescer lentamente que altera fortemente a sua aparência, pode ser necessário fertilizar até chegar no seu equilíbrio ideal. Para finalizar, o Wabi kusa é uma oportunidade única para iniciantes que querem aprender a manusear plantas aquáticas para aquário e conhecer o desenvolvimento de cada espécie.

Wabi kusa no Aquapaisagismo

A técnica que estamos abordando nesse tutorial segue em paralelo com o método DSM (Dry Start Method) e o cultivo de plantas emersas. Você pode fazer pequenos “Wabi kusas” e posteriormente usar em suas montagens no aquário plantado/Aquapaisagismo. Iremos abordar sobre essa utilização no final da publicação, acompanhe até o fim. 🙂

Confira o vídeo abaixo mostrando o passo a passo

Manutenção

Você só tem que borrifar duas vezes ao dia para manter umidade e fazer podas regulares. Se não quer ter muito trabalho, pode automatizar utilizando técnicas de cultivos (por exemplo: Irrigação automática, gotejamento ou nebulizador).

Iluminação

A iluminação é bem parecida com o que usamos em aquário, você utilizar desde LEDS até PLs. No caso deste tutorial foi utilizado 2 lâmpadas T5 de 24 watts.

Fertilização

Você não precisa adicionar fertilizantes se o seu Wabi kusa não tiver mais do que um ano, no entanto, pode usar pequenas quantidades de fertilização líquida e acompanhar o seu desenvolvimento.

Aprenda a fazer um simples Wabi kusa

Daremos instruções simples e detalhadas sobre como montar e manter o seu Wabi kusa.

Itens necessários:

  1. Uma forma para sobremesa;
  2. Um recipiente;
  3. Substrato fértil;
  4. Plantas que aceitem emersão.
Forma para o Wabi-kusa
Forma para o Wabi kusa
Recipiente para o Wabi-kusa
Recipiente para o Wabi kusa
Substrato para Wabi-kusa
Substrato para Wabi kusa
Preenchendo com substrato para o Wabi-kusa
Preenchendo com substrato para o Wabi kusa
Misturando o substrato com um pouco de água
Misturando o substrato com um pouco de água

Vamos adicionar um pouco de água e misturar com o substrato. O substrato não pode ser muito molhado, caso contrário ele pode tornar-se difícil para manusear.

kokedama para o Wabi-kusa
Você pode usar o Kokedama para o Wabi kusa

Pressionamos o substrato até que ele fique com uma textura de massa, é aconselhável usar luvas de borracha ao fazer isto. O nosso bolinho de substrato está pronto e teoricamente você já pode plantar.

Dando forma ao Wabi-kusa
Dando forma ao Wabi kusa

Agora vamos utilizar a nossa forma de sobremesa para pressionar o nosso bolinho de substrato.

Formato ideal para o Wabi-kusa
Formato ideal para o Wabi kusa

Terminamos nosso primeiro formato ideal, faça o manuseio com o cuidado e vamos para a melhor parte.

Plantando o Wabi-Kusa
Plantando o Wabi Kusa

Você já pode plantar! As plantas usadas estão em forma emersa, mas se você quiser usar plantas submersas tem que esperar a sua adaptação.

Plantando o Wabi-Kusa
Plantando…
Plantando o Wabi-Kusa
Plantando…
Plantando o Wabi-Kusa
Últimos detalhes
Mantendo a umidade no Wabi-kusa
Mantendo a umidade

Colocamos os Wabi kusas em um aquário vazio equipado com  nebulizador. Em seguida, reduzimos lentamente a umidade de 99% para 40% em cerca de 4-6 semanas. Usamos um hidrômetro normal e configuramos em intervalos correspondentes com um interruptor de tempo (timer). Você pode usar um simples borrifador, em locais quentes sugerimos que tampe uma parte do aquário com vidro, o segredo é a umidade e a temperatura!

Mantendo o Wabi-kusas
Mantendo…
Evolução Wabi-Kusa
Evolução

Tutorial: Wabi kusa para o aquapaisagismo

A técnica pode ser utilizada com o intuito de acelerar o crescimento das plantas e organizar melhor o plantio das suas plantas no aquário plantado.

Plantando wabi-kusa no aquapaisagismo
[ANTES] Wabi kusa no aquapaisagismo
Evolução do aquapaisagismo com Wabi kusa
[DEPOIS] Evolução do aquapaisagismo com Wabi kusa
Ficaremos felizes se alguém se inspirou para chegar no seu próprio projeto, lembre-se que a técnica pode ser utilizada para diversos fins ou ambientes, não se limite! Sucesso total para todos os seus projetos.

Inspire-se

Galeria de Wabi kusa

Boa sorte!

Referências

  1. Aquabase, “A cultura Wabi-sabi”
  2. Tradução Bárbara Bione, “WABI-KUSA Step by Step” de autoria de Frederic Fuss.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Frederic Fuss

Experiente aquapaisagista alemão, Frederic tem fomentado o aquapaisagismo no seu país de forma constante e evolutiva. Fundador do grupo Nordic Scapers e do Aquascaping Academy. TOP 10 no concurso AGA, 1º colocado no EAPLC e um dos apreciadores do Wabi-kusa.

Veja também

Plantando musgos em tela inox

Plantando musgos em tela inox5 (100%) 2 votos Saiba como plantar musgos em tela inox …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *