Notícias
Home Artigos Passo a passo: Como fazer um Wabi-kusa

Passo a passo: Como fazer um Wabi-kusa

Passo a passo: Como fazer um Wabi-kusa
5 (100%) 4 votos

O que é Wabi kusa - Passo a passo

A história do Wabi-Kusa

Como qualquer forma de arte verdadeira, o paisagismo tem continuado a evoluir e a desenvolver a cada nova geração que se entrega a ele. Uma vez que os aquascapers haviam  dominado a arte de criar jardins vivos subaquáticos, queriam um novo desafio. Isso, juntamente com a crescente e globalizante população do planeta e a crescente escassez de espaço, naturalmente, levou os pioneiros do  aquapaisagismo, como Takashi Amano, à explorar um novo conceito;  aquascapes em miniatura.

Como fazer um wabi-kusaWabi-Kusa de Fabian Kussakawa

Estes aquascapes (paisagismos em miniatura) forneceram um novo desafio, algo que é sempre, desesperadamente, cobiçado por aquacapers. Permitiu até mesmo às pessoas de pouco espaço, a possibilidade de obterem um “jardim aquático” dentro de suas casas e escritórios.Passo a passo Como fazer um Wabikusa
Muitos benefícios do Wabi-kusa (侘び草) para aqueles que o possuem é a beleza natural, maior relaxamento, redução dos níveis de estresse e um senso de criação artística combinada com um senso de ciência natural e evolução. Estes mundos em miniatura vieram a ser  conhecidos como aquascapes “nano”, e foram seguidos de perto por versões ainda menores chamados de  aquascapes ‘Pico’. (Exemplo na figura ao lado).

Definição

Não há tradução literal de “Wabi-Kusa” no idioma português. “Wabi” denota algo estético, imperfeitamente bonito e natural (como em wabi-sabi). ‘Kusa’ significa “planta”. Portanto, “Wabi-Kusa” não pode ser traduzido literalmente. Ela denota algo natural, bonito, doce,  imperfeito e envolvendo plantas. O idioma português não é claramente conceitual, nem suficientemente evoluído com uma única palavra que possa expressar todas essas conotações, e é provavelmente por isso que temos mantido o nome “Wabi-Kusa”; para manter a elegância simples dos conceitos que o nome japonês indica.

O que são “Wabi-Kusa”

Wabi-Kusa são bolas de substrato cobertas com plantas cultivadas em sua forma terrestre, muito semelhante às plantas cultivadas em sistema hidropônico em viveiros. Estas bolas de substrato são colocadas diretamente em um pequeno recipiente de vidro com um pouco de água e em seguida deixadas crescer naturalmente.   Leia também: KOKEDAMA – Uma arte oriental.

Wabikusa de Frederic Fuss

Esta é uma abordagem muito diferente das técnicas de aquascaping, onde o layout do aquário é planejado com cuidado requintado e as plantas são cuidadosamente mantidas. O Wabi-Kusa permite a natureza fluir livremente, e, como tal, eles produzem resultados impressionantes. Wabi-Kusa é uma celebração da selvageria da natureza, e exatamente por isso, é extremamente sedutora e inspiradora – um pedaço da Natureza dentro de sua casa, quarto ou escritório.

Passo a passo Como fazer um Wabikusa por Jane Kussakawa

O poder compulsivo de um Wabi-Kusa é inegável. Uma vez que o Wabi-kusa é concluído no recipiente de vidro com a planta,  alguns centímetros de água são adicionados, de acordo com as plantas e a forma do recipiente que se está usando. Feito isso, basta colocar o Wabi-Kusa sob uma luz adequada para o crescimento das plantas.. Em seguida, sentar e testemunhar a beleza simples da complexidade caótica da natureza. É importante certificar-se de que a luz é adequada para o crescimento das plantas – qualquer varejista especialista deve ser capaz de aconselhá-lo sobre isso.

Benefícios do Wabi-Kusa

•    Eles são mais baratos do que comprar um aquário e um móvel;
•    Ocupam um espaço muito pequeno;
•    Podem ser usados como abajur de cabeceira ou luminária de escritório;
•    Eles são simples de usar;
•    É muito fácil para obter resultados de tirar o fôlego com um  Wabi-Kusa;
•    Não exige muito conhecimento ou experiência em aquapaisagismo.

Passo a passo Como fazer seu Wabikusa

Como fazer seu próprio Wabi-kusa (passo a passo) com vídeo

Lista de materiais:
Todos os elementos de hardscape (decoração) devem ser lavados antes de serem utilizados na montagem.

01 vidro transparente (baixo, médio ou alto) de sua preferência;
01 pinça e tesoura;
01 pote com água;
01 peixinho pequeno para prevenir larvas (respeitando as condições ideias para mantê-lo);
01 saquinho de tecido com elastano;
Substrato Fértil (húmus de minhoca, carvão ativado, terra vegetal) ou Substrato industrializado;
Plantas aquáticas e musgo aquático;
Linha de algodão ou Nylon para amarrar o Kokedama;
Areia grossa;
Areia fina;
Cascalho mineiro (opcional);
Pedrinhas;
Tronquinhos ou raízes pequenas;
01 borrifador.

Passo-a-passo-Como-fazer-um-Kokedama-para-o-Wabi-kusa

 

1.    Passo: Fazer o Kokedama
De acordo com o tamanho do vidro, escolha a medida de substrato que dará forma e tamanho ao seu kokedama. Utilizando o saquinho de elastano, encha com o substrato e amarre.
Corte o excesso de tecido. Lave o kokedama (sem apertar) em um pote com água até sair o excesso de sujeira, para não turvar a água do wabi-kusa. Envolva o musgo em torno da bola de substrato e amarre-o com algumas voltas de fio ou linha.

Passo a passo Como fazer um Wabi-kusa - materiaisPasso a passo Como fazer um Wabi-kusaPasso a passo Como fazer um Kokedama para o Wabi-kusa - Plantas adequadas

Qualquer planta que aceite emersão é  uma boa pedida para essa técnica. Leia também: Passo a passo – Cultivo de plantas emersas para o aquário

2.    Passo: Montar, plantar e decorar
Coloque o Cascalho mineiro grosso dentro do vidro, como base para o kokedama. Após inserir o Kokedama, coloque a areia fina e o cascalho mineiro fino em torno do kokedama de forma a criar um ar natural. Borrife água na areia para assentá-la. Coloque as pedras maiores e as raízes pequenas em torno do kokedama, por sobre a areia. Com a ajuda da pinça, faça furos no kokedama e suavemente introduza as plantas nestes furos com a pinça.

Passo a passo Como fazer um Kokedama para o Wabi-kusa - água

3.    Passo
Com a ajuda de alguns pedaços de algodão ou lã acrílica, coloque água sem cloro dentro do vidro, até a medida que  julgar ideal e suficiente para cobrir metade ou toda a Bola de substrato. Retire suavemente o algodão. Introduza um peixinho (indicamos um peixe Betta ou um Lebiste) para prevenir larvas dentro do seu Wabi-kusa. Coloque seu Wabi-kusa sob luz indireta ou sob a luz de um spot. Está pronto. Boa sorte!

Passo a passo Como fazer um Wabi-kusa - Resultado final

Manutenção:
01 Spot de luz (8 h diárias, caso o Wabi-kusa fique em local pouco iluminado);
Borrifar as plantas todos os dias durante as primeiras 2 semanas;
Repor a água do Wabi-kusa sempre que necessário para manter o nível do recipiente de vidro (a evaporação d’água pode variar de acordo com o ambiente); Podar as plantas se, ou quando julgar necessário.

Como fazer um Wabi-Kusa - Manutenção

Conclusão

Wabi-Kusas são, bonitos e perigosamente sedutores, mesmo para o mais meticuloso dos aquascapers. Eles têm um fascínio estranho – uma forte atração por sua simplicidade caótica que voa em face da premeditação e planejamento que demanda o aquascaping. Wabi-Kusas nos fazem questionar sobre nossas ideias e abordagens, eles se mantêm  firmes diante de ideias preconcebidas e desafiam nossas regras. São idílicos e cativantes. Wabi-Kusas questionam todas as nossas regras e conseguem fazer isso da maneira mais persuasiva: fazendo-nos querer! Seu magnetismo é inegável, inabalável e apaixonante. Aquascapers de todo o mundo foram pegos de pelos Wabi-Kusas como um coelho nos faróis – agora eu entendo o porquê.

Rank 3 Wabi-Kusa - German Aquatic Plants Layout Contest - GAPLC 20143º Colocado categoria Wabi-Kusa no concurso German Aquatic Plants Layout Contest (GAPLC) 2014

Ekoroom Decor - Go Green

Artigo enviado por Ekoroom Decor

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Kinguio passa por tomografia computadorizada

Kinguio passa por tomografia computadorizada5 (100%) 3 votos Peixinho dourado foi o primeiro paciente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *