O maior aquário plantado do mundo será em PortugalImagem do Oceanário de Lisboa

Oceanároio de Lisboa - Florestas SubmersasImagem real do aquário já montado. Imagem de Filipe Oliveira

Detalhes sobre o maior aquário plantado do mundo!

O Oceanário de Lisboa inaugura em 22 de abril com a sua nova exposição, “Florestas Submersas” por Takashi Amano.

Aquário plantado em Lisboa

O genial Takashi Amano, criador do Nature Aquarium,  surpreende o mundo do aquapaisagismo mais uma vez ao aceitar o desafio de criar o maior aquário plantado do mundo para o Oceanário de Lisboa, em Portugal.

Vídeo do making-of do maior aquário plantado do mundo!

[ADA Newsletter] Oceanário de Lisboa Vol.6: “They state this exhibition as offering an “experience of contemplation”, “relaxation” and “simplicity”. The gigantic tank is 40m long, containing 160,000L of fresh water, presenting the world of tropical forests and the water systems. In front of the enormous and stunning Nature Aquarium, you can feel the magnificence of ecosystems as if you are part of the balance of Nature.

Maior aquário plantado do mundo

O projeto desse mega aquário plantado já vem sendo elaborado desde maio de 2013, quando o diretor do Oceanário o Sr. João Falcato, declarado fã da obra do mestre Amano, assinou o contrato para exibir pela primeira vez em seu nobre espaço o primeiro aquário plantado, um autêntico Nature Aquarium. Não poderia tê-lo feito de forma mais grandiosa!

Maior nature Aquarium será em LisboaImagem direto do Oceanário de Lisboa, em destaque os aquapaisagistas: Yago Alonso, Adam Paszczela e Giménez Jonan.

Os números são realmente impressionantes: 40 metros de comprimento (em formato de “U”), 2,5 metros de largura e 1,5 metros de altura, com uma capacidade de aproximadamente 160.000 litros de água. Um dado importante sobre o projeto deste aquário é que a sua base está elevada por volta de 70 cm do piso por onde circulará o público, portanto o aquário ficará confortavelmente posicionado na linha de visão dos visitantes. O maior “nature aquarium” do mundo alguma vez criado por Takashi Amano e primeiro aquário no Oceanário de Lisboa, com assinatura de autor.

Timelapse do maior aquário plantado do mundo

Neste projeto foram utilizados aproximadamente:

  • 78 troncos de árvores da Escócia e Malásia;
  • 40 espécies de peixes tropicais de água doce;
  • 25.000 Kg de rochas vulcânicas dos Açores;
  • 4.000 Kg de areia;
  • 8.000 Kg de substrato ADA Aquasoil Amazonia;
  • 3.500 Kg de ADA Power Sand Special Large;
  • 2.500 Kg de pedra-pomes;
  • 2.000 Kg de troncos;
  • milhares de mudas de plantas (46 espécies de plantas aquáticas)…

No layout, as rochas vulcânicas foram utilizadas para fazer a contenção dos diversos platôs elevados, onde preparou-se o completo sistema de substrato da ADA (camadas de rochas vulcânicas – pedra-pomes – ADA Power Sand Special L e ADA Aquasoil Amazonia) separando as regiões de plantio das regiões de areia cosmética. Os troncos são os protagonistas do layout, formando conjuntos imponentes, quase sempre recobertos por musgos e plantas epífitas.

Aquaeden Shop com Rui Alves e equipe ADAA equipe internacional da ADA com Albert Cáceres, Yago AGiménez, Ezequiel P. Salguero, Rui Alves e Jonan Villanueva.

O sistema de iluminação é composto por 70 lâmpadas HQI de 800 W cada, mesclando temperaturas de cor de 6.000 °K e 10.000 °K. Serão utilizados quatro grandes filtros, providos com mídia mecânica e biológica. A vazão e a potência das bombas ainda não foram reveladas.

Maiores detalhes sobre as demais instalações do aquário como sistemas de CO2, fertilização e manutenção ainda são desconhecidos do público, mas aos poucos serão desvendados…

Maior Aquário plantadod o mundo será em Portugal Uma parte da equipe ADA que está responsável pela construção do Aquário em Lisboa. Imagem: Aquaeden Shop

O layout começou a ser montado no dia 28 de janeiro e foi finalizado no dia 2 de fevereiro. Participaram do projeto diversos aquapaisagistas europeus, além de uma numerosa equipe de colaboradores do mestre Takashi Amano. Segundo o aquapaisagista Filipe Oliveira, são três equipes formando uma só: Portugal, ADA Japão e ADA internacional.

The Road to the World’s Largest Nature AquariumImagem real do aquário já montado. Imagem de Filipe Oliveira

O Oceanário de Lisboa prevê que a inauguração deste que é um de seus mais ambiciosos projetos, deva ocorrer no final do mês de abril de 2015. Portugal entra agora no roteiro dos destinos obrigatórios de todo aquapaisagista e amante da natureza!

Em breve mais detalhes nesse mesmo link.

[box type=”success” ]Notícia enviada por Luca Galarraga, ele é aquapaisagista premiado, juiz de diversos concursos e sócio-proprietário da Aquabase. Faça como o Luca e colabore conosco ou ajude aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]