Se já vivem dentro dá água, será que peixes bebem água?

Todos os seres vivos dependem desse composto para sobreviver. Os peixes não só dependem da água como, literalmente, vivem nela. Mas nem sempre é fácil faze-la ficar dentro do corpo. Existem muitas atividades e particularidades desse líquido que criam a necessidade de reposição e beber água é uma das estratégias mais usadas pelos humanos… E para os peixes?

Entrada e saída de água

Os seres humanos bebem água, ingerem a água que está nos alimentos, urinam, produzem suor e perdem água pelos pulmões em forma de gás. Mas a água sai e entra nos peixes de maneiras diferentes. Vejamos os locais de saída e entrada:

Tem pouco sal do sangue, comparada com a quantidade de sal na água. Então a água sai do corpo dele pela pele e guelras. Isso obriga os peixes de água salgada a beber água para repor essa perda. Ele ainda faz o xixi com pouca água e muito sal eliminando os sais absorvidos no intestino quando bebe a água.

Download “Infográfico: Peixes bebem água?” Infografico-peixes-bebem-agua.png – Baixado 43 vezes – 195 KB

  • Os peixes, crustáceos e girinos respiram pelas guelras (as brânquias), que permitem fazer trocas de gás carbono e oxigênio na água. Como este órgão, que fica no fundo da boca, tem tecidos muito finos essa é uma importante porta de entrada e saída de água e minerais, diretamente do sangue do peixe para a água.
  • A pele dos peixes está em contato direto com a água 24 horas por dia, logo essa também é uma porta de entrada e saída de água. Um exemplo simples é colocar a mão na água e depois de um tempo ver que ela ficou enrugada, um reflexo da absorção de água pela pele. Poucos animais têm peles impermeáveis.
  • E a urina? Sim, todos os peixes têm rins e precisam urinar pelo mesmo motivo que outros animais, eliminarem do corpo compostos tóxicos: mamíferos (ureia), aves e répteis (ácido úrico), peixes (amônia) e peixes cartilaginosos (amônia e ureia), entre outros sais. Então essa é uma porta só de saída.
  • A boca é a principal porta de entrada de água dos animais terrestres, principalmente bebendo-a. Porém, ela não é a porta mais importante para muitos peixes. Estamos quase chegando na resposta.

Os peixes de água do mar bebem água?

Os peixes de água doce bebem água?

Tem mais sal no sangue, comparado à quantidade de sal na água. Então a água entra no corpo dele pelas brânquias e pele. Por isso os peixes de água doce não devem beber água, pelo contrário, eles precisam tirar ela de dentro do corpo. No momento da alimentação há uma ingestão mínima de água além da que está dentro do alimento. O xixi deles é bem diluído com muita água e pouco sal.

Devemos sempre lembrar que os peixes precisam da água tanto quanto qualquer animal terrestre para o funcionamento do seu organismo. E nem todos os peixes precisam beber água pela boca, pois já fazem essa absorção pela pele e guelras.

Peixe bebe água pela pele?

As larvas de peixes nascem prematuras e não tem os órgãos completamente formados. Quase todas as espécies de peixes nascem sem boca ou com ela ainda fechada. Os filhotes do tambaqui abre a boca no 3º ao 4º dia de vida e os kinguios 41 horas após saírem dos ovos. Agora sabemos que ao nascerem, as larvas de peixe ainda não podem beber água, então as trocas de água acontecem pela pele.

Deixe um comentário