A Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) é um peixe que pode ser encontrado na bacia do rio Araguaia, Tocatins e Amazonas. É um peixe de couro, que pode chegar aos 60 kg e 1,5m de comprimento.

  • Confira o vídeo da Jujuba no link ou acompanhe logo abaixo.

Sua coloração é cinza escuro nas costas e branca na parte de baixo, assim como um tubarão. Sua cauda é avermelhada, mas esta coloração também aparece na barbatana dorsal. É um peixe onívoro, comendo praticamente tudo que encontra no fundo dos rios, entre outros peixes, frutas, moluscos e crustáceos. A Pirarara junto com a onça-pintada e o jacaré são os maiores, senão únicos predadores do peixe piranha.

Muitos dizem ser impossível manter este animal em aquário, realmente é um peixe de desenvolvimento muito acelerado, mas com os cuidados certos dá para curtir esse “monstro”. Comprei 5 pequenas do tamanho de um palito de fósforos, comprei nessa quantidade imaginando que não iria vingar, porém com os cuidados que tive todas se desenvolveram muito bem.

Quando eu ia mexer nas pedras, uma se destacava pelo o seu comportamento. A pequena ficava agarrada na minha mão, ela literalmente deitava na palma da minha mão. Passei alimentar ela na boca, e sem nenhuma programação ela se tornou um belo “PET Fish”. Dei a ela o nome de Jujuba, porque sempre que eu tirava a mão ela dava um jeito de pegar o meu dedo e ficar mastigando. Hoje para eu limpar o aquário é um sacrifício,  ela sabe quando estou mexendo na água e quer ficar o tempo todo na minha mão, é um animal incrível.

Com muita tristeza brevemente vai ter que ser transferida para um lago, o meu sistema muito em breve não irá mais oferecer um ambiente saudável que ela merece. Eu nunca tive se quer um animal morto em nenhum dos meus sistemas.

Setup do Aquário

Tamanho: 200x60x60 cm
Filtragem: Sistema de filtragem Dray Wet, com filtro UV de 32w. Duas bombas de 2.200LH para ajudar na circulação e filtragem mecânica
Mídias: 40l de Quartz Glass Ista, 20l de Siporax, 6l de Zeolita, 1k de Purigem.
Manutenção: Aos domingos TPA de 20% e a troca do perlon (manda acrílica).

Quanto à alimentação, a Jujuba e os outros peixes comem ração de fundo e de superfície todos os dias, 4 vezes na semana carne (camarão e filé de Tilápia ou peito de frango) Nunca comeram vivos, são totalmente adaptados ao ambiente .

Concluindo, tenho em minha casa um cachorro que vive dentro da água, digo que ela já é maior que a maioria dos pequenos cães que vivem em apartamento. Entendo as limitações que tenho em meu sistema e pra mim o mais importante é o bem estar dela. Comprei a Jujuba por $30,00 e não troco ela por nenhum peixe de $2.000,00 reais. 

Um forte abraço e estou sempre à disposição para cooperar com os amigos na evolução do hobby.

[box type=”success” ]Enviado por Leandro Barros. Faça como ele e colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]

Referência: Wikipedia