Heteroconger fugax é a nova enguia-de-jardim, são tímidos animais que vivem enterrados na areia!

Enguias-de-Jardim são uma subfamília de enguias-do-mar, finas, alongadas e cilíndricas, podendo chegar até 40cm de comprimento. Estes animais fascinantes vivem em fundos arenosos onde se alimentam de plâncton em suspensão. Um fascinante fato dessa subfamília é o fato de viverem em buracos tubulares na areia onde se escondem, deixando apenas a cabeça de fora para se alimentar e se escondendo quando se sentem ameaçadas. Vivem assim em pequenos grupos, parecendo lindos jardins plantados de enguias.

Heteroconger fugax sp. nov.

Fotografia de uma colônia (A) e individuos (B–D) de Heteroconger fugax sp. nov.

Enguias-de-jardim estão presentes no hobby, porém são consideradas extremamente difíceis de se manter devido a seus requerimentos especiais. O aquário precisa ser muito grande para evitar brigas, com uma camada grossa de areia para elas se enterrarem e sua alimentação é muito difícil em cativeiro, sendo alimentada apenas com alimentos vivos como camarões, artêmia e plâncton. Muito tímida não aceita peixes grandes ou qualquer tipo de manejo.

Nova espécie de enguia-de-jardim, Heteroconger fugax , originária do noroeste do oceano Pacifico.

A nova espécie, Heteroconger fugax sp. nov. (Congridae: Heterocongrinae) foi descrita a partir de uma espécime coletada na ilha de Amami-oshima, Japão. A nova espécie é similar a Heteroconger tomberua, encontradas em Fiji e Nova Caledonia.

Possui um corpo comprido e fino,  com numerosas pequenas pintas e aproximadamente 200 vertebras. A nova espécie pode ser distinguida pela presença de uma grande mancha branca em seu opérculo. Pintas mais numerosas e densas na cabeça, inclusive nos lábios; a cor de fundo é creme uniforme. Apresenta também numerosos “bigodes” em seu queixo. Um lindo animal muito exótico.

Holótipo de Heteroconger fugax sp. nov.

Holótipo de Heteroconger fugax sp. nov. As setas vermelha e verde indicam as pontas das nadadeiras peitorais e início da nadadeira dorsal, respectivamente.

Seu nome científico é derivado do latim “fugax”, tímido, fugaz, devido ao seu comportamento tímido. Este animal rapidamente se esconde, sendo dificil encontra-los.

Mais informações: dx.doi.org/10.11646/zootaxa.4418.3.6 por Keita Koeda, Takuma Fujii, Hiroyuki Motomura