Notícias
Home Dulcícola Austrolebias wichi é o novo killifish

Austrolebias wichi é o novo killifish

Austrolebias wichi é o novo killifish
5 (100%) 1 voto

Nova espécie descoberta e já em perigo de extinção. O killifish Austrolebias wichi bacia do rio Bermejo no noroeste da Argentina.

Austrolebias wichi, uma nova espécie, foi encontrado em poças e lagos temporários na bacia do rio Bermejo na região do Chaco, na Argentina. Essa espécie foi encontrada em uma poça única, um canal remanescente do rio Bermejo, que está seriamente ameaçado por plantações de soja em seus arredores. Apesar de vastas buscas, essa espécie foi encontrada somente nesta única poça de população escassa. Por isso essa espécie é considerada em extremo perigo de extinção.

Austrolebias wichi
Vista Lateral dos killifishes machos. (A-B) Austrolebias wichi sp. nov. (C) Austrolebias varzeae (© Foto Matheus Volcan; (D) Austrolebias patriciae (© foto Daniel W. Fromm.)

É uma espécie irmã das Austrolebias patricia e similar externamente às Austrolebias varzeae e Austrolebias carvalhoi. Pode ser diferenciada de outras espécies de Austrolebias pelo padrão único de coloração nos machos.

Habitat natural Austrolebias wichi
Habitat natural Austrolebias wichi

O que é killfish?

Killifishes são pequenos peixes de água doce que habitam pequenas porções de água doce, como riachos, igarapés e comumente poças temporárias de chuva. São em geral muito coloridos e se reproduzem através de ovos resistentes para aguentar períodos de seca. Killifish é derivado do holandês “Kilde”, que significa riacho, poça.

Referências

An endangered new species of seasonal killifish of the genus Austrolebias (Cyprinodontiformes: Aplocheiloidei) from the Bermejo river basin in the Western Chacoan Region!“, por Felipe Alonso, Guillermo Enrique Terán, Pablo Calviño, Ignacio García, Yamila Cardoso e Graciela García. Disponível em <http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371%2Fjournal.pone.0196261>. Acessado em 03 de Junho de 2018.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Morre o conhecido criador de Acará-disco Jack Wattley

Morre o conhecido criador de Acará-disco Jack WattleyVote neste artigo O notório criador de Acarás-disco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *