Notícias
Home Dulcícola Crenicichla ploegi é a nova espécie de ciclídeo Jacundá

Crenicichla ploegi é a nova espécie de ciclídeo Jacundá

Crenicichla ploegi é a nova espécie de ciclídeo Jacundá
5 (100%) 3 votos

Crenicichla ploegi é a nova espécie de ciclídeo Jacundá do grupo Crenicichla saxatilis da bacia do Rio Juruena e do Alto Rio Paraguai no Brasil.

Crenicichla ploegi, nova espécie, é descrita baseada em material de afluentes do Rio Juruena (Rio Papagaio, Rio do Sangue, Rio Arinos e do próprio Rio Juruena) e do alto Rio Paraguai (alto Rio Jauru, alto Rio Cabaçal e alto Rio Sepotuba) no estado de Mato Grosso, Brasil. Crenicichla ploegi é a vigésima-terceira espécie descrita do grupo Crenicichla saxatilis de espécies, que também é conhecido como Jacundá.

Macho adulto de Crenicichla ploegi
Macho adulto de Crenicichla ploegi com 14 cm de comprimento.

O artigo escrito pelos pesquisadores Henrique Varella, Marina Loeb, Flávio Lima e Sven Kullander afirma que a espécie pode ser distinguida de todas as demais do grupo pela presença de manchas escuras e vermiculações no focinho, região inter orbital e dorsalmente na cabeça em adultos vs. marcas escuras ausentes ou presentes apenas em juvenis mas ausentes em adultos.

Crenicichla ploegi
Crenicichla ploegi visão lateral

e pela presença de uma larga faixa lateral fortemente pigmentada tanto em juvenis como adultos, ocupando uma altura de 4–6 séries horizontais de escamas vs. faixa lateral mais estreita, ocupando uma altura de 2–3 séries horizontais de escamas, e conspícuas apenas em juvenis e exemplares pequenos, apagada ou ausente em exemplares grandes.

Confira mais imagens e informações sobre a espécie Crenicichla ploegi

Mais informações (DOI 10.11646/zootaxa.4377.3.3) – Por Henrique R. Varella, Marina V. Loeb, Flávio C.T. Lima e Sven O. Kullander

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Nathalia Byrro

Engenheira de Pesca (UFRB) e tradutora freelancer de inglês. Foi bolsista CsF/ Canadá e bolsista Pibiti/Cnpq na graduação. Tem interesse nas áreas de aquicultura, limnologia, biotecnologia e nutrição de organismos aquáticos. Aficionada por tecnologia, apaixonada por culinária e amante de cachorros.

Veja também

Astyanax lorien e A. rupestris são os novos lambaris da Bahia

Astyanax lorien e A. rupestris são os novos lambaris da Bahia5 (100%) 2 votos Duas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *