Em tempos onde aparecer, se mostrar, ser popular e estar em evidência é a coisa mais importante para as pessoas, onde você e seu aquário se enquadram nisso?

Por Moisés Gama – Não sou de uma era tão distante, iniciei no aquarismo por volta de 2008/2009, onde grande parte das informações vinham de fóruns e sites, Whatsapp estava no início, Facebook também. Não existia tanta facilidade em fazer um vídeo, postar uma foto e coisas do gênero, isso, ao meu ver, separava o “joio do trigo”, o simples fato de dar um pouco de trabalho, já afastava quem simplesmente queria aparecer, e quem publicava uma informação buscando realmente passar o conhecimento adiante, contribuir de fato com o aquarismo.

Canal Aquarismo Fácil por Moisés Gama

Surgiu então a modinha Youtube, todo mundo querendo ser Youtuber, querendo ficar rico e famoso, e, se acham que vão conseguir isso somente com o aquarismo, estão enganados, afinal, não existe público suficiente para isso. Em busca dessa fama, pessoas que se frustraram em outros segmentos do Youtube tentaram achar no aquarismo um lugar ao sol, pessoas descapacitadas e sem conteúdo tentam fazer a fama minimizando outras pessoas, tudo isso sem falar que muito do que vemos é claramente um pedido de atenção de quem publica. Nessa triste realidade que vivemos, guerra de egos, “tenho mais likes que você“, “tenho mais inscritos que você“, onde para se achar algo instrutivo é preciso cavoucar muito a fundo.

Formador de opinião no aquarismo

Formador de opinião no aquarismo?

Eu tenho as seguintes perguntas

  • Onde você se encaixa?
  • Por que está no aquarismo hoje?
  • Fazer o que lhe deixa bem e feliz?
  • Você tem o aquário que realmente deseja?
  • Ou faz o que lhe faz bem aceito e popular?
  • Quais são suas prioridades dentro do aquarismo?
  • Para SER aquarista ou somente para APARECER?
  • Ou você tem o aquário que o pessoal do seu “grupo” falou que era legal?

Devido ao meu canal no Youtube, que vem desde 2011, muito antes da tal modinha, falo com muita gente, de todos os lugares do Brasil, e também de outros países, com seus aquários de estilos mais variados possíveis. O que sempre tentei passar a essas pessoas é que se os animais de seu aquário têm qualidade de vida em grande parte de todos os aspectos, o resto é por sua conta, faça o que você quiser, não importa se é uma raiz asiática a nível de competição para decorar seu aquário ou se e a casinha do Bob Esponja. Faça o que te faz feliz, afinal, você é o dono do seu aquário, você vai olhar muitas horas por dia para ele, e não os colegas do seu grupo que querem encher seu aquário e sua cabeça de ideias.

Relaxe no aquarismo

© Brunno Henrique

Aprender, buscar segundas opiniões, sempre é bom, mas quando se trata do seu gosto pessoal não as aceite, não mude, seja quem você é, e não a pessoa que os outros querem que você seja, contanto que os seus animais tenham bem estar.

Pare por um momento, reflita e se pergunte; Por que estou no aquarismo?

Já ouvi muitas respostas até hoje, mas, na grande maioria, a resposta é uma variante de; gosto de peixes, gosto de ter aquário, me acalma, me relaxa. Se sua resposta é algo parecido com essas últimas, qual é a necessidade de ter o aquário melhor que do fulano? Qual a necessidade de mais likes na sua foto ou de mais visualizações no seu vídeo ou de mais comentários no seu post?

Não tenho tantos anos de aquarismo assim, mas posso dizer que nesses anos afirmo que todos que conheci, empresários, lojistas e hobbysta que entraram no aquarismo por qualquer outro motivo que não foi amor pelo aquarismo, não prosperaram, não evoluíram e acabaram abandonando o aquarismo.

Ame seu aquário, seus animais, faça sempre o melhor para eles, compartilhe ideias, busque conhecer e aprender, mas sempre mantenha o bom senso.

Revisão: Americo Guazzelli

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]O conteúdo da coluna opinião é de inteira responsabilidade do(s) seu(s) autor(es), sendo assim não reflete diretamente o pensamento do site AquaA3.[/box]