Notícias
Home Curiosidades Cientistas descobrem peixe raro em profundidade recorde

Cientistas descobrem peixe raro em profundidade recorde

Cientistas descobrem peixe raro em profundidade recorde
5 (100%) 2 votos

Pseudoliparis swirei é uma espécie de peixe encontrado em grande profundidade na Fossa das Marianas.

Tem cerca de 30cm de comprimento e seu corpo é tão translúcido que podemos observar seus órgãos vitais. É o peixe de maior profundidade já capturado!

Os cientistas documentaram o Pseudoliparis swirei, um estranho peixe-caracol (snailfish, da família Liparidae) capturado a 7.966 metros na Fossa das Marianas. A nova espécie foi capturada pela primeira vez em 2014 e novamente no início de 2017 na região oceânica mais obscura conhecida como zona Hadal, que fica abaixo da zona abissal, mas só agora está sendo descrita e catalogada.

Pseudoliparis swirei
Pseudoliparis swirei

No entanto, mesmo que a parte mais profunda do oceano se estenda a quase 11 mil metros, os cientistas suspeitam que eles provavelmente não encontrarão um peixe que viva muito mais profundamente do que isso. Isso porque a pressão em profundidade é tão grande que um peixe pode ser quimicamente incapaz de tolerar seus efeitos desestabilizadores a mais de 8.200 metros. Enquanto uma série de animais como camarões, pepinos do mar e micro-organismos pode prosperar em águas profundas, nenhum peixe foi capturado tão profundamente.

“Existem muitas limitações para a vida nessas trincheiras”, diz Mackenzie Gerringer, um colega de pós-graduação do laboratório de estudos marinhos da Universidade de Washington (Friday Harbor Laboratories). Considera-se que os peixes-caracol são capazes de lidar com pressões iguais ao peso de 1.600 elefantes. “Eles desenvolveram adaptações para manter suas enzimas funcionando e as membranas se movendo nessa pressão”.

A espécie certamente é endêmica da trincheira e parece ser abundante – os cientistas viram vários espécimes com o auxílio de câmeras carregadas por veículos de mergulho em 2014.

Veja mais detalhes em inglês: “New Fish Species Lives 5 Miles Underwater—a Record

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Apreensão de peixes ornamentais com espécies desconhecidas

Apreensão de peixes ornamentais com espécies desconhecidas4.5 (90%) 10 votos Grande apreensão de peixes ornamentais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *