Notícias
Home Artigos Problemas nas escamas da Aruanã

Problemas nas escamas da Aruanã

Problemas nas escamas da Aruanã
3.7 (73.33%) 3 votos

As escamas da Aruanã são belas, mas precisam de cuidados!

Um problema que muitas vezes acontece sem que notemos bem, é a “erosão” da escamas da Aruanã asiática (Scleropages formosus), apresento um pequeno texto sobre, que dificilmente é conhecido e relatado, então vamos lá.

Sempre que uma Aruanã faz uma curva, o seu corpo “dobra” e as suas escamas se esfregam entre si, quando as escamas da Aruanã estão fracas vai se “deteriorando” fazendo com que as escamas fiquem conforme as figuras (abaixo).

Problemas com a escama da Aruanã
Problemas com as escamas da Aruanã

Isso vai acontecendo a todo instante devido ao seu movimento constante, com o tempo vai ficando cada vez pior. Com a estrutura da escama fraca, não se regenera rapidamente o suficiente para recuperar a sua forma original, tendo a erosão completa, a escama fica completamente degradada não só pela forma, mas também pela falta de cor.

Problemas nas escamas da Aruanã
Onde normalmente o problema é apresentado (Via Robert Khaw)

A razão disso tudo é principalmente devido a falta de minerais adequados presentes na água, ou quando estão presentes, mas em níveis errados, pois o peixe terá dificuldade em absorver e utiliza-lo adequadamente. Uma água bem equilibrada e com condições perfeitas para o seu peixe é interessante para recuperar as escamas danificadas. Além disso, a alimentação é fator primordial para se obter o máximo do seu peixe, não vacile nesse quesito!

Muitas Aruanãs apresentam esse problema, olhando em muitas fotos pela net é possível presenciar algumas com tais problemas, sempre na 3º fileira de escamas.

Problemas nas escamas da Aruanã
Evolução do problema nas escamas da Aruanã

Mesmo apresentando estágios avançados o peixe pode não apresentar quaisquer sintomas e provavelmente continuará comendo, até com um maior apetite, para saciar algum tipo de nutriente afim de superar esta condição.

Aruanã saudável
Exemplo de Aruanã saudável

Muitos ignoram estes sinais e continuam assim sem saber que seu peixe sofre com essa deficiência, e posso dizer que o conceito tradicional “se o peixe esta comendo, é saudável” não se aplica em todos os casos !

Tradução por David Guimarães (Peixes Jumbos Brasil)
Autor original: Andy Cy Ver

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Guppies: entenda as diferenças comercializadas

Guppies: entenda as diferenças comercializadas5 (100%) 2 votos Conheça as três principais diferenças dos guppies …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *