As carpas (Nishikigoi) significam sucesso na cultura japonesa, e acabaram caindo no gosto dos brasileiros apaixonados por peixes ornamentais.

O público é seleto, tendo em vista o preço que pode ser bastante salgado: as carpas nishikigoi, que são consideradas “top de linha” por características diferenciadas, podem custar até R$ 20 mil.

Hakuri Tanabe - criador de carpas

Hakuri Tanabe – criador de carpas (Imagem: Reprodução/Globo Rural)

Haruki Tanabe (foto acima) é especialista em nishikigois e segue em atividade com sua loja Piraporanga na cidade de Suzano (SP). Começou a criação há 40 anos e foi ao Japão, seu país de origem, fazer curso com um dos cinco melhores criadores de carpas do país asiático nos anos 1970.

Veja a entrevista com o especialista Haruki Tanabe

As carpas (Nishikigoi)As carpas (Nishikigoi) significam sucesso na cultura japonesa, e acabaram caindo no gosto dos brasileiros apaixonados por peixes ornamentais.

O que é Nishikigoi?

O termo nishikigoi é composto de “nishiki” = brocado, êxito na vida; e “goi” (ou koi) = carpa. Realmente existem tipos de nishikigoi que parecem estar vestindo roupa de brocado. No seu habitat a carpa desafia e vence cascatas, fato que metaforicamente leva seu dono a ser considerado uma pessoa de sucesso. Há uma lenda que conta que as carpas que conseguem vencer a correnteza das quedas d’água transformam-se em dragões.

Nishikigoi

Nishikigoi (Por Gene/Flickr)

A nishikigoi não é uma espécie diferente, apenas uma variedade da espécie Cyprinus carpio. Há cerca de 200 variedades que são classificadas por cores, estampas, tamanho e outros quesitos que certificam a qualidade do animal. A genética não está definida e não funciona como em cães: mesmo cruzando dois exemplares da variedade Showa Sanshoku entre si, a possibilidade de se obter Showa Sanshoku é de apenas 20% ou até menos.

Na cultura oriental, além deste significado, a carpa é usada para comemorar a existência de um filho homem na família. Todo dia 5 de maio, o “dia dos meninos”, é hasteada uma bandeira com formato do peixe colorido (chamada de koinobori) em todas as casas que tenham descendentes masculinos.

Harmonia e equilibrio Nishikigoi

Harmonia e equilibrio Nishikigoi (Imagem: Reprodução/Globo Rural)

Quanto a seu temperamento, são peixes pacíficos que nunca brigam entre si. Conseguem também criar uma relação com seu criador, comento o alimento na mão e reconhecendo-o quando aproximado do lago em que o bicho vive. Vivem em média 70 anos (o recorde registrado é de 226 anos, segundo Tanabe,) e podem ser companheiros de toda vida.

Cyprinus carpio - Nishikigoi

Cyprinus carpio – Nishikigoi (Por Gene/Flickr)

Entre as “indicações” para criar carpas, elas geram diversos benefícios: observar o nado destes peixes ajuda na higiene mental e causa relaxamento; traz sorte, é de fácil criação, tem vida longa, dá status (significa sucesso), além de decorar o ambiente.

Outros nomes: Carpa, Koi ou Nishikigoi.

Variedades da Nishikigoi

Variedades da Nishikigoi

(Imagem: Reprodução/Todopescado)

Fonte/Referência: Revista Globo Rural, “Carpas ornamentais