Notícias
Home Marinho Peixe-Leão é encontrado em Arraial do Cabo

Peixe-Leão é encontrado em Arraial do Cabo

Peixe-Leão é encontrado em Arraial do Cabo
5 (100%) 1 voto

Sem predadores naturais, Peixe-Leão é uma ameaça para o mar

Capturado recentemente por mergulhadores em Arraial do Cabo (RJ), o peixe é considerado um invasor. Natural dos oceanos Índico e Pacífico acredita-se que o peixe-leão chegou ao Atlântico norte na década de 90 e que em 2006 adentrou o mar do México, onde se reproduziu livremente e hoje é encontrado com facilidade.

Peixe Leão é encontrado em Arraial do Cabo
Peixe Leão é encontrado em Arraial do Cabo (Créditos: Marco Correia/PL Divers)

As autoridades locais, inclusive, estão recomendando a pesca extrativista e o consumo desse peixe, porém é preciso cuidado, pois ele é peçonhento.
Veja mais: Peixe-leão é encontrado no Brasil

É a terceira vez que essa espécie, que chega no máximo a 200g, é encontrada no mar da região dos lagos do Rio de Janeiro. O exemplar foi entregue a pesquisadores do Instituto Chico Mendes (ICM-Bio), que o encaminharam para estudos no Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais (Lecar) da Universidade Federal Fluminense (UFF), lá será estudado a genética e verificar o que eles se alimentam aqui no Brasil.

Sem-predadores-naturais,-Peixe-Leão-é-uma-ameaça-para-o-mar
(Créditos: Marco Correia/PL Divers)

De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, o peixe-leão desequilibra a cadeia alimentar do oceano que se insere, pois tem um apetite voraz, comendo pequenos animais, e tem poucos predadores, já que o animal é venenoso. Além disso, tem uma grande facilidade de se reproduzir. Para Pimenta, a hipótese mais provável é que o pequeno peixe tenha chegado as Américas através das águas de lastro de navios.

Ele é peçonhento, tem espinhos externos que têm veneno. Para consumí-lo é necessário que esses espinhos e as glândulas que liberam esse veneno sejam extraídas com cuidado. Quando um peixe vai comê-lo ele abre os espinhos, o peixe que vai predá-lo cospe e nem chega de fato a atacá-lo“, completou Eduardo Pimenta.

No vídeo abaixo mostra como tornou-se praga no Golfo do México, são capturados mais 200 peixes-leões em um avião naufragado.

Mergulhadores capturam mais de 200 peixes leões em um avião naufragado no Golfo do México.Copyright: Coast Watch Alliance / Link original: http://youtu.be/JnAbtkMdCoI

Publicado por Aquarismo AquaA3 em Sexta, 21 de novembro de 2014

 

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Denúncia: Box do banheiro com água e peixes

Denúncia: Box do banheiro com água e peixes 3.15 (62.94%) 34 votos Youtuber desrespeita a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *