Notícias
Home Dulcícola Enquete: Principais características do aquarismo

Enquete: Principais características do aquarismo

Vote neste artigo

Principais características da atividade em água doce e identificação dos aquariofilistas

Danilo Araujo Pereira – A pesquisa (link) faz parte do meu trabalho de conclusão de curso (TCC) em Aquicultura e posteriormente utilizado para outros projetos. Os questionários serão empregados provavelmente até o dia 20 de novembro, por tanto, agradeceria muito qualquer forma de ajuda na divulgação desta pesquisa.

A criação de peixes e outros organismos aquáticos de fins ornamentais tem se destacado no atual cenário nacional, onde a imprensa e outros meios de comunicação já relatam os famosos “peixinhos de aquários” como os animais de estimação preferidos entre os Brasileiros, estando à frente dos gatos e somente atrás dos cães. Tal atividade se destaca ainda como uma das vertentes mais promissoras da Aquicultura, cuja difusão ocorre principalmente através do uso de aquários, criação, reprodução e até mesmo a comercialização de espécies aquáticas, empregando a atividade o termo de “Aquariofilia” ou “Aquarismo”.

Enquete - Principais características do aquarismo

Conhecida tradicionalmente pelo seu uso como hobby para fins ilustrativos, decorativos e de entretenimento, a atividade pode ainda ser empregada como ferramenta didática de ensino e corroborar diretamente com esforços de preservação de recursos naturais, ecossistemas aquáticos, espécies nativas e até mesmo auxiliar em esforços na proteção de espécies ameaçadas além de apresentar um enorme potencial econômico.

Estudantes do Paraná ensinam aquarismo nas escolas

Apesar de suas diversas potencialidades e qualidades, pouco se sabe sobre as características da aquariofilia no Brasil e o perfil de seus praticantes. Desta forma, contextualizar e desmistificar o atual cenário da Aquariofilia/Aquarismo é de suma importância para o desenvolvimento pleno da atividade.

Essa pesquisa de cunho científico tem como objetivo buscar conhecer as principais características da Aquariofilia de águas continentais (Aquarismo de água doce) e da criação de espécies aquáticas ornamentais no Brasil, procurando ao mesmo tempo identificar o perfil e as opiniões de seus praticantes: Os Aquariofilistas.

Como essa pesquisa será realizada?
Através de questionários que podem ser respondidos via internet.

Quem poderá responder este questionário?
O questionário é destinado para Aquariofilistas (Aquaristas) que possuam aquários, lagos, etc. em casa e que criam peixes ou outros organismos ornamentais aquáticos de água doce.

Eu preciso me identificar?
O questionário é anônimo. Ao fim dele você poderá se identificar, caso queira.

Como posso responder ao questionário?
Você poderá responder o questionário tanto no computador como no celular clicando no link.

Agradecemos sua participação!

Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Peixe mais velho do mundo em cativeiro é sacrificado

Vote neste artigo O Peixe-pulmonado-australiano (Neoceratodus forsteri), o peixe mais velho do mundo mantido em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *