Notícias
Home Notícias Estudo descobre que bolsas plásticas para peixes podem ser mortais.

Estudo descobre que bolsas plásticas para peixes podem ser mortais.

Estudo descobre que bolsas plásticas para peixes podem ser mortais.
Vote neste artigo

Algumas das bolsas plásticas para peixes que usamos podem prejudicar a nossa fauna? Um novo estudo descobriu que algumas bolsas de polietileno podem lixiviar toxinas suficientes para a água e atingir a concentração letal.

Em um estudo recente publicado pela revista Chemosphere, cientistas expuseram o Orchid dottybacks (Pseudochromis fridmani) em duas sacolas de polietileno de diferentes fabricantes. Os peixes também foram expostas ao vidro e ao teflon.

Estudo descobre que bolsas plásticas podem ser mortais para os peixes.
O que eles descobriram foi surpreendente e deve preocupar a indústria do aquarismo.

Os peixes expostos a uma das bolsas de polietileno sofreram diminuição de sobrevivência no curto e a longo prazo, pois as bolsas plásticas lixiviaram altos níveis de nonilfenóis. A água nas bolsas acumularam 163ppb de nonilfenóis dentro de 48h, que é 23x maior do que a EPA considera seguro para a vida marinha (exposição de curta duração). 60% dos peixes  no teste  morreram após às 48h e morreram todos dentro de oito dias, mesmo depois de ser removida das bolsas. Os pesquisadores mediram concentrações  corporais elevadas de nonilfenóis nesses peixes (mais de 400ppb), indicando que este produto químico é um provável agente tóxico. Além disso, o resultado toxicologico das bolsas de cada fabricante variaram dramaticamente.  Nenhum problema foi reportado dos peixes expostos ao vidro (esperamos que não) ou teflon.

pseudochromis fridmaniPseudochromis fridmani

Nonilfenól  é utilizado na fabricação de plástico como um “agente de escorregamento” para permitir que as sacolas sejam abertas mais facilmente. Outros “agentes de escorregamento” (oleamide, indole e erucamide) também tinham lixiviado dentro da água, porém níveis muito maiores de nonilfenól foi encontrado nos peixes mortos.

Nonilfenóis são compostos orgânicos da grande família dos alquilfenóis. São produtos da síntese industrial formados durante o processo de alquilação de fenóis, particularmente na síntese de detergentes polietoxilados. Por causa de suas origens sintéticas artificiais (apenas produzido pela ação humana), nonilfenóis são classificados como xenobióticos e considerados como poluentes.Wikipedia

O que este estudo sugere é que nem todas as bolsas plásticas são produzidas igualmente para o transporte de peixes – até mesmo as bolsas do mesmo tipo ou as comercializadas como FDA para alimentos. Colecionadores de peixes e vendedores podem querer ter suas bolsas testas para a lixiviação química. Taxas mais elevadas de mortalidade podem não ser devido a recolha ou as práticas de manejo, mas das próprias bolsas.

Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto.

Tradução: Isabelle Cassetti
Fonte em parceria com a Advanced Aquarist: Study finds plastic bags can be deadly to fish

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.5 (100%) 2 votos Faleceu no dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *