Peixes ornamentais invadem rios e podem agredir o ecossistema local, crescendo até vinte vezes do seu tamanho normal. Kinguios (Carassius auratus) são capturados com peso de até 2 kg e Carpas (Cyprinus carpio) com até 8 kg e um metro de comprimento, nas vias navegáveis de Western na Austrália. Vídeo

Peixes ornamentais invadem a Austrália Koi com quase 8 quilos. Imagem: Freshwater Fish Group & Fish Health Unit

Muito desses peixes são bem maiores do que os peixes nativos, é assim que eles competem pelo o habitat. Nossos peixes nativos, geralmente tem menos de 10 centímetros de comprimento, como o Pygmy perch ou os peixinhos nativos Minnows.” Diz o Dr. David Morgan, o diretor do Centro de peixes, pescas e pesquisas da Universidade de Murdoch.

(kinguio) Carassius auratus invasor Steve Beatty com um Kinguio em Wilyabrup Brook.

Além de se banquetear com os peixes locais, a introdução dessas espécies também estão trazendo parasitas exóticos e doenças com eles. Em Perth, nós estamos cientes de um casal de parasitas. Um deles é bastante devastador para os peixes nativos, é o verme âncora. Um impacto hediondo introduzir peixes exóticos em ambientes naturais.

Peixes ornamentais invasores “Pequena” carpa encontrada no sudoeste da Austrália Ocidental

Efetivamente as pessoas estão fazendo sem conhecer os resultados, ou ocasionalmente deliberadamente, utilizando como isca para pesca. O problema não é exclusivo para a Austrália. Muitos países com climas mediterrânicos também tem suas vias navegáveis invadidos por peixes de aquário, devido a facilidade em reproduzi-los.

Peixes exóticos na natureza

A educação é a nossa melhor solução, uma vez que peixes ficam nas vias navegáveis eles são extremamente difíceis de erradicar.

Peixes ornamentais invasores na Austrália

Nó vídeo mostra a captura de um Koi gigante, segundo a própria Freshwater Fish Group & Fish Health Unit, foram capturados 100 peixes nesse dia.

Se você vai para a Austrália, atente para esses “peixinhos”. Sim, lá onde tem os bichos mais estranhos e perigosos do mundo!