Notícias
Home Dulcícola Um novo Apistogramma kullanderi, de cair o queixo.

Um novo Apistogramma kullanderi, de cair o queixo.

Vote neste artigo

English version: Apistogramma kullanderi, a new showstopper 

Apistogramma sp. estão entre os Ciclídeos mais espetaculares do mundo. A nova espécie foi adicionada a este gênero no mês passado. Apistogramma kullanderi continua a tradição de excelência para este gênero de Ciclídeos anão.

Apistogramma kullanderi nova espécie - machoMacho

Apistogramma kullanderi FêmeaFêmea

Tão vibrante como as duas espécies acima, estas fotos não fazem justiça a real beleza do Apistogramma. Quando os machos deste gênero sacodem suas barbatanas, dão um verdadeiro show a ser contemplado. Por exemplo, olhe para os espinhos deste Apistogramma masculino (foto abaixo)

Apistogramma kullanderi no aquário macho
Mesmo com as barbatanas caídas, ainda é facilmente perceptível que tanto o macho como a fêmea dos Apistogrammas são belos peixes. A espécie kullanderi é também o maior dentre as espécies registradas do gênero – basta comparar o corpo e a cabeça do kullanderi masculino na parte superior para os cacatuoides acima. As espécies recém descritas são verdadeiramente titãs entre os anões.

Apistogramma kullanderi - rio CuruáLocalidade do Apistogramma kullanderi, afluente sem nome do rio Curuá. Foto: Mark Sabaj Pérez

O Apistogramma kullanderi é endêmico de bacias hidrográficas no Brasil, que é isolado por grandes cachoeiras de todos os lados.Isso pode explicar como eles evoluíram com cores tão pigmentadas e grandes para o gênero dos Ciclídeos anões.

Documento original em PDF abaixo

Notícia traduzida e enviada por Ulisses Rosa. Faça como ele e Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: Advanced Aquarist.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Ulisses Rosa

Tradutor. Funcionário público, natural de Curitiba, morando em Maceió há 3 anos. Na verdade sou mais um entusiasta do que aquarista, desde pequeno sempre fui vidrado por esse mundo dentro de vidros que "brilhavam" em minha frente, mas só fui ter meu primeiro aquário muitos anos depois. Um pequeno cubo de 2 litros com uma divisória no meio e um Betta em cada lado. Após alguns anos, montei um maior de 230 litros.

Veja também

Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná

Vote neste artigo Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná e o o responsável responderá criminalmente. Cinco peixes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *