A Policia Militar sob o comando do Tenente Laurênio Santos, tendo como patrulheiro os sargentos F. LIMA e SOBRAL, em parceria com fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), deu inicio a “Operação Jacaré” no porto da cidade de Lábrea. O ato ocorreu na 01/07, por volta das 14h30min. Fizeram a apreensão de 800 caçapas e um grande saco plástico contendo aproximadamente 500.000,00 peixes ornamentais que estavam em uma embarcação as margens do Rio Purus.

Apreensão de aproximadamente 500 mil peixes no Rio Purus

Fotos: José Rodrigues

A apreensão aconteceu após os fiscais do ICMbio e Policia Militar, receberem denuncia de que uma embarcação de pequeno porte estava comprando grande quantidade de peixes ornamentais que eram retirados das áreas de igapó próximo a comunidade Jucurí no Rio Purus. A equipe da policia militar em conjunto com ICMbio, deslocou-se até o Porto da Comara e no local encontrou a embarcação que estava carregada com as caçapas e o saco plástico contendo os peixes ornamentais e já as repassava para uma embarcação de grande porte para fazer o transporte até Manaus.

Foi feito contato com o proprietário da embarcação, conhecido como Gregório, e ele informou que comprou os peixes a 10 reais o milheiro e que os peixes eram na maioria da espécie Otocinclus affinis e “Nadadeira” que seriam transportados para o município de Barcelos onde seriam comercializados.  Todos os peixes e materiais foram apreendidos e o responsável pelo carregamento de peixe ornamental foi conduzido para que se fossem realizados os procedimentos cabíveis. Após a realização dos procedimentos a equipe de Policiais, fiscais do ICMbio e representantes das associações que representam os moradores das RESEX MÉDIO PURUS e ITUXÍ deslocaram-se em lancha do ICMbio para realizar a soltura dos peixes ornamentais na boca do Rio Ituxí.

Fonte: Portal do Purus.