Notícias
Home Página

2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais

23 de agosto | 18:00 - 24 de agosto | 19:30

Livre
2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais
5 (100%) 1 voto

Aos amantes de peixes ornamentais têm um compromisso imperdível nos próximos dias 23 e 24 de agosto. É quando acontecerá o 2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais, no campus de Muriaé do Instituto Federal do Sudeste de MG. A Embrapa Pesca e Aquicultura e o Sebrae são os organizadores do evento, que tem por objetivo apresentar tecnologias modernas na produção de desses tipos de peixes a baixo custo. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Fabrício Rezende, um dos colaboradores do AquaA3, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, dá mais detalhes sobre como será a dinâmica do evento. “Serão 120 vagas para as palestras e 30 para os mincursos. No ato da inscrição, o participante deverá escolher duas opções de cursos, porque se no primeiro caso a turma já estiver com vagas esgotadas ele poderá assistir a aula do segundo tema escolhido”.

Inscrição

Local de inscrições: No escritório do Sebrae-MG de Muriaé ou no dia do evento (conforme disponibilidade de vagas).
Vagas limitadas: Serão 120 vagas para o ciclo de palestras e 30 vagas por minicurso.
Via e-mail: atendimentomuriae@sebraemg.com.br
Valor: Gratuito
Via telefone: (32) 3721-9722
Informar:
1. Nome completo
2. CPF
3. Telefone de contato
4. E-mail de contato
5. Município/UF
6. Minicurso de interesse (informar duas opções, caso a turma do minicurso de sua primeira opção esteja completa, você participará na turma do minicurso de sua segunda opção).

Palestras

– 23/08, 18h – “Ações da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento” que vêm sendo desenvolvidas para o setor aquícola no estado. Serão abordadas informações sobre os convênios firmados pela SEAPA com o Governo Federal: “Incentivo à regularização de empreendimentos aquícolas no estado de Minas Gerais” e “Oportunidade: uma nova classe média rural brasileira”. Com Ana Carolina Euler, Zootecnista, Diretora de Aquacultura – SEAPA.

– 23/08, 18h30 – “Peixes ornamentais no Ceará – empreendedorismo de sucesso”: o Engenheiro de Pesca Ivan Oliveira (ACLACE/ABLA) apresentará um histórico das empresas que se destacam no mercado e da formação da associação no estado do Ceará, mostrando a importância do associativismo e da inovação para o crescimento das empresas.

– 23/08, 19h30 – “Inovações tecnológicas nos sistemas de produção de peixes ornamentais”: o Zootecnista Jonas Motta (UENF) abordará temas relevantes à prática da piscicultura sustentável, demonstrará os efeitos nocivos da atividade ao meio ambiente por meio da discussão dos seguintes assuntos: espécies exóticas, produtos (químicos e orgânicos) utilizados na piscicultura que afetam o meio ambiente, eutrofização, doenças nos peixes e zoonoses.

– 23/08, 20h30 – “Boas práticas produtivas na produção de peixes ornamentais“: o pesquisador Fabrício Rezende (Embrapa Pesca e Aquicultura) abordará informações sobre boas práticas no manejo para melhorar a qualidade do peixe produzido, tais como: uso de aditivos pigmentantes para intensificar a coloração, seleção de peixes defeituosos e fora de padrão, manejo pré-transporte para aumentar as condições de bem-estar, uso de sedativo para prolongamento no tempo de transporte; técnicas para elevar a rentabilidade do piscicultor.

– 24/08, 18h – Na “Homenagem Póstuma ao Paulo Braz” que será conduzida pelo professor e pesquisador DSc Manuel Vazquez (UENF) será apresentado um histórico do surgimento da piscicultura ornamental em Muriaé, destacando o pioneirismo do Sr. Paulo Braz de Andrade e mostrando sua participação no desenvolvimento de tecnologias locais e na disseminação de técnicas de cultivo por toda a região, culminando no surgimento do maior polo produtivo de peixes ornamentais da América Latina e seus reflexos na atualidade e nas perspectivas futuras.

– 24/08, 18h30 – “Critérios de seleção de bettas para exposição e acasalamentos”: o Zootecnista Fernando Cecchetti (AquoRIO) apresentará os padrões de julgamento e as principais características de bettas de exposição. Os critérios que levam determinados peixes a possuírem características que alcançam o nível de exposição e preços diferenciados no mercado, com demonstração do material utilizado em julgamentos e exposições de bettas.

– 24/08, 19h30 – “Melhoramento genético e qualidade de peixes ornamentais“: o professor Leonardo Glória (UENF) apresentará os conceitos básicos de melhoramento animal que podem ser aplicados na piscicultura, além de apresentar softwares para aplicações práticas destes conceitos no manejo de peixes ornamentais com objetivo de melhorar a qualidade do peixe produzido.

Detalhes

Início:
23 de agosto | 18:00
Final:
24 de agosto | 19:30
Preço:
Livre
Evento Categorias:
,

Local

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Muriaé
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Muriaé
Muriaé, Minas Gerais 36880-000 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(32) 3721-9722
Website:
atendimentomuriae@sebraemg.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *